quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Livro recomendado – “Terra e Casas no Oeste”

Poucos autores se têm debruçado sobre a temática da Arquitectura Popular em Portugal. Editado este ano, fica aqui registada a existência de mais um, a somar ao lote de livros já por mim aqui referidos.
+ Título: Terra e Casas no Oeste de Fernando Varanda Editor: Argumentum Ano de Edição: 2009 Formato: GRANDE FORMATO N.º Páginas: 240 + Breve Descrição: «O livro é uma edição que ilustra e promove um universo vasto que abrange três concelhos - Peniche, Lourinhã e Torres Vedras. Trata-se de um estudo das diversas formas de apropriação e construção do território, dos aglomerados urbanos e rurais, das habitações e de outras construções essenciais à vida das populações destes três concelhos. Este estudo compreende um extenso levantamento do espaço natural e construído, identificando os diversos cenários onde se fixou a ocupação humana, caracterizando a estrutura desses aglomerados, e pondo em evidência as características da habitação, das suas tipologias e variantes. Um importante contributo para a definição de uma ideia de identidade de um território que a Natureza dotou de campos férteis, fontes de energia e materiais para construir. Aqui encontram-se raízes da cultura castreja, romana, medieval e de sucessivos períodos históricos, que contribuíram para uma gramática própria da forma de construir. Um extenso levantamento fotográfico (com 507 imagens originais e 30 desenhos) ilustra com grande profundidade os diferentes exemplos das matérias tratadas. O valor científico, cultural e documental do seu conteúdo torna-o um testemunho de uma realidade tantas vezes esquecida, e, por vezes, em processo de desaparecimento.» + Trata-se de um estudo de carácter regional. Pode contudo dar pistas para a abordagem deste tema noutras regiões. Felicito a editora Argumentum por ter publicado o Livro “Terra e Casas no Oeste”.
Mais livros recomendados clicando aqui.
Rafael Carvalho / Out2009

2 comentários:

Liliana Sampaio disse...

Parece-me um livro interessante. Gosto muito de ler livros sobre casas, sejam elas de onde forem, embora raramente os compre, porque o preço não é muito convidativo.
De qualquer modo, é realmente de felicitar a editora por esta publicação, já que, pelo que percebi, não se trata apenas de arquitectura, mas também de tradições.

Rafael Carvalho disse...

Liliana,
comungo da sua opinião.
Quanto ao preço dos livros, comungo da sua opinião ao quadrado. Para desgraça nossa, Portugal tem um mercado de livros muito pequeno. Países de maior dimensão e com maior literacia, conseguem ter livros muito mais baratos. Os livros que versam temas muito específicos, como é o caso, ainda são mais caros.
Cumprimentos. Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.