sábado, 19 de janeiro de 2008

Portas D'Ouro


Foto: Granja do Tedo - Tabuaço

Relativamente às portas, no Alto-Douro é grande a diversidade de soluções, formas e proporções. Dependendo da largura, a porta poderá ter uma ou duas folhas. Por vezes as portas possuem postigos interiores, de um só batente, gradeados ou não, ou simples óculos de diferentes configurações geométricas (estrelas, círculos, triângulos…). Com o formato de um círculo, de um semi-círculo ou de um rectângulo, inferiormente inclui-se por vezes uma entrada para o gato.
Construídas em madeira, raramente as portas se encontram à cor natural, apresentando cores como o vermelho, o verde ou o castanho, entre outras.
É comum a existência de uma cancela exterior, de madeira ou em ferro, até ao meio da porta, onde se recebem os visitantes não convidados a entrar.
As portas são por vezes adornadas com objectos simultaneamente decorativos e funcionais, tais como batentes, aldrabas e cravelhos (das mais diversas formas), espelhos de fechaduras trabalhados, puxadores e argolas. Motivos supersticiosos levam à inclusão de ferraduras no interior ou mesmo no exterior da porta.
A moldura das portas do R/C da casa popular alto-duriense é normalmente em granito, por vezes nas lojas talhada em arco para permitir a movimentação dos tonéis do vinho. O primeiro andar, se construído em tabique, implica o uso da madeira no emolduramento das portas.
Gravada na padieira, é vulgar a inscrição do ano de construção do edifício, ora em numeração romana, ora em numeração árabe, algumas vezes associado ao registo das iniciais do nome do proprietário.
Os elementos acima mencionados contribuem para a diversidade, característica ímpar da arquitectura popular alto-duriense.
Mais fotografias sobre este tema em:
Rafael Carvalho / Jan2008

Sem comentários: