Título: Arquitectura Popular em Portugal (2 Volumes)
de João Afonso
Editor: Associação dos Arquitectos Portugueses
Ano de Edição: 2003
Formato: 28,5 x 22
N.º Páginas: 792
+
Breve Descrição: «Só se ama aquilo que se conhece. É também de uma história de amor que este livro trata: amor pela paisagem, amor pelo território, amor pela arquitectura nascida deste chão duro e ruim, de que falou Miguel Torga e que Orlando Ribeiro tão bem compreendeu. É desse amor que tem de nascer a vontade de imaginar um futuro para o passado. E é talvez essa a principal mensagem deste livro, hoje.»
Helena Roseta (Maio 2003)
Título: Casas Portuguesas
de Raul Lino
Editor: Edições Cotovia
Ano de Edição: 1992
Formato: 26,9 x 19,4
N.º Páginas: 160
+
Breve Descrição: Raul Lino (1879-1974) passa a infância em Lisboa, a adolescência num colégio em Inglaterra e a juventude na Alemanha em estudos de artes decorativas e trabalha no atelier de Albrecht Haupt.
Essas três épocas de formação terão constituído uma rara convergência de informações e influências, se tivermos presente que, nessa viragem de século, a Europa do Romantismo gerava os movimentos das várias «Artes Novas» e preparava o movimento moderno.Arquitecto, ilustrador gráfico, ceramista, concebeu também peças de porcelana, azulejos e artes decorativas.
De entre a vasta obra construída podem destacar-se: Casa dos Patudos de José Relvas (Alpiarça)Jardim Escola João de Deus (Av. Álvares Cabral - Lisboa)Cinema Tivoli (Lisboa)Casa António Sérgio (Lisboa).
--------------------------------------------------------------------------------

Título: A Arquitectura Popular Portuguesa
de Mário Moutinho
Editor: Editorial Estampa
Ano de Edição: 1997
Formato: 14 x 20
N.º Páginas: 186
+
Breve Descrição: Esta obra tem por objectivo proporcionar aos alunos do ensino secundário e superior o acesso a uma documentação representativa e de fácil consulta sobre a arquitectura popular portuguesa e renovar o interesse dos estudiosos e do público em geral sobre este tema suscitando, consequentemente, novas publicações.
--------------------------------------------------------------------------------






--------------------------------------------------------------------------------
Título: Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico
de Orlando Ribeiro
Editor: Edições João Sá da Costa
Ano de Edição: 1993
Formato: 30 x 24
N.º Páginas: 224
+
Breve Descrição: «Primeira obra de síntese, publicada por Orlando Ribeiro em 1945, serviu, mais do que qualquer outro dos seus trabalhos, um propósito de divulgação, quer condensando bibliografia vasta e pouco acessível ao comum dos leitores, quer as próprias investigações, especialmente aprofundadas no que respeita à vida rural e à expressão material e moral do País.
Como noutros estudos do autor, os recursos de trabalho da Geografia e da História aparecem estreitamente associados: a primeira capta a expressão de paisagens, a segunda a génese e duração dos seus elementos»
+
De Orlando Ribeiro, “Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico”, pelo interesse que encerra é mais um livro a acrescentar à lista dos meus recomendados. Só é verdadeiramente possível compreender a arquitectura tradicional se ela for devidamente enquadrada no meio histórico, geográfico, natural, económico e cultural em que se insere. Desse ponto de vista, este livro é sem margem para dúvida uma grande ajuda…
--------------------------------------------------------------------------------

Título: Portugal: Uma Janela para o Mundo
de Jaime Machado
Editor: Quidnovi
Ano de Edição: 2006
Formato: 28 x 28
N.º Páginas: 120
+
Breve Descrição: « Uma viagem pelo Portugal de hoje e de outros tempos, através da imagem, é a proposta de Portugal: Uma Janela para o Mundo, livro que percorre o país de Norte para Sul, de Ocidente para Leste, mostrando o que de belo, títpico, inovador e único tem para mostrar a mais ocidental nação da Europa. Portugal: Uma Janela para o Mundo é acima de tudo um álbum de fotografias, útil para quem pretende ter uma visão geral de Portugal no arranque do século XXI, seja pela contemplação dos monumentos preservados seja pela observação das mais recentes obras de arquitectura, como a Casa da Música, no Porto, o Pavilhão de Portugal, em Lisboa, ou o premiado Estádio de Braga. Editado em quatro línguas - para além do Português, em Inglês, Espanhol e Francês.»
+
Felicito a editora QuidNovi por ter publicado o Livro “Portugal: uma janela para o mundo”.
Desde logo por colocar no mesmo plano, lado a lado, “taco a taco”, o património popular e o património erudito.
Entre as quatro janelas da capa do livro, de cariz popular a primeira foi rebuscada na Aldeia de Cabril, conselho da Pampilhosa da Serra. Outra janela refere-se a uma igreja Românica não identificada. Entre elas também a mais famosa janela portuguesa, a janela Manuelina do Convento de Cristo, em Tomar. A última diz respeito a uma das janelas da Casa da Música, no Porto.
3 comentários:
Rafael, quero-lhe dar os parabéns pelo seu blog e pela informação que nele existe sobre técnicas tradicionais de construção, assunto pelo qual me tenho interessado nos últimos anos, em parte porque a minha área profissional (arqueologia) se liga ao conhecimento da arquitectura popular e em parte porque comprei uma casa antiga que tenho vindo a restaurar com base na pesquisa destes temas que aborda. Agrada-me particularamente esta sapiência da arquitectura tradicional que a torna tão contemporânea pela sua sustentabilidade. Acredito que o futuro passará pelo alargamento desta sensiblidade e respeito pelo ambiente e pela história, numa postura pluridisciplinar. É sempre bom ver cada vez mais pessoas a partilhar esta postura. Parabéns.
Boa tarde,
Caso esteja interessado tenho diversos livros de arquitectura para vender ou trocar em www.booksarchi.weebly.com
"arquitectura popular em portugal" se pode comprar?
Enviar um comentário