domingo, 18 de maio de 2008

Orquídeas Selvagens no Douro


Foto: Pai Calvo, Armamar
Com este artigo abro uma nova etiqueta, desta feita dedicada ao NOSSO Património Natural. Reforço a palavra NOSSO, porque só o verdadeiro sentimento de pertença cria condições para a sua preservação.
E que responsabilidade temos nós portugueses a este nível!..
Sabia que Portugal é o país Europeu com maior biodiversidade?
+
O título que encabeça este artigo faz referência à orquídea selvagem. Sem alterar o seu sentido, o termo selvagem poderia ser substituído por espontânea, autóctone, nativa, indígena, em oposição à orquídea cultivada, oriunda de outros climas e ambientes.
+
Quanto ao espécime da imagem, capturada pela objectiva no início do mês de Maio trata-se da orquídea Orchis morio. Distribui-se por grande parte Europa até ao Cáucaso, surge ainda no Oeste Asiático e no Norte de África. No Douro aparece dispersa em muitos dos matagais mediterrânicos aí presentes. Ocasionalmente, em terrenos agrícolas abandonados forma verdadeiros prados.
A Orchis morio, conhecida popularmente por Erva-do-sapelo; Erva-do-salepo-de-tubérculos-dependurados ou ainda Testículo-de-cão, é uma das sessenta e cinco espécies de orquídeas existentes em Portugal.
Rafael Carvalho / Mai2008
+
Saiba mais em:

Sem comentários: