sexta-feira, 25 de julho de 2008

Recriação Histórica em Aveiro do “Fabrico Tradicional do Adobe”


Uma Recriação Histórica do “Fabrico Tradicional do Adobe” realizou-se no dia 12 de Julho de 2008, na freguesia de Requeixo, concelho de Aveiro. Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, a actividade teve início com uma abordagem das construções de terra no mundo em geral e em Aveiro em particular, por Luís Santiago, mestre em Estudos de Areeiros da Universidade de Évora, seguida de uma visita guiada à exposição “Rostos e Testemunhos de Antigos Operários dos Barreiros”, patente no Centro de Convívio de Idosos, em Requeixo.
Os grupos participantes na recriação representaram, através da divisão de trabalho, as diferentes fases do fabrico tradicional de adobe de terra, dos adobes de zorrão vermelho (areia vermelha de Eirol ou de Travassô) e de areia e cal churra.
A Recriação Histórica do “Fabrico Tradicional de Adobe” teve como objectivos sensibilizar para uma possível revitalização do fabrico do adobe e, simultaneamente, permitir que a reabilitação do reboco das casas e muros de adobe, se faça de forma conveniente, isto é com o mesmo material e não o cimento.
O adobe, a taipa e tabique, usando terra como matéria prima estiveram entre os principais métodos construtivos em Portugal.
Se existem ecos de certames idênticos ao acima referido no que respeita à construção em taipa, método de construção em terra usado sobretudo no Sul do país, não conheço nenhum evento que tenha recriado e registado a construção em tabique. O tabique foi um método bastante usado na construção de paredes exteriores no centro e norte do país, de que o vale do Douro é o expoente máximo. Que o exemplo acima referido promovido pela Câmara Municipal de Aveiro tenha seguidores entre as câmaras suas congéneres.

Rafael Carvalho / Jul2008

Sem comentários: