sábado, 12 de novembro de 2011

TSF – “Arquitetura Popular em Portugal, 50 anos depois”

+
"Pensado em 1949, o Inquérito à Arquitetura Popular em Portugal só viria a concretizar-se em 1961, por iniciativa do Sindicato Nacional dos Arquitetos. O Inquérito abrangeu o território do continente tendo nele participado 18 arquitetos que percorreram 50 mil quilómetros. São convidados desta emissão, o antropólogo João Leal, e os arquitetos Manuel Graça Dias, João Belo Rodeia e Francisco da Silva Dias.
+
Dedicado ao Inquérito à Arquitetura Popular em Portugal e emitido no dia 12 de novembro de 2011, eis as palavras de apresentação do programa TSF “Encontros com o património”. Com a duração aproximada de 40 minutos, o programa completo poderá ser escutado na íntegra aqui.
Rafael Carvalho / nov2011
+
«Só se ama aquilo que se conhece. É também de uma história de amor que este livro trata: amor pela paisagem, amor pelo território, amor pela arquitectura nascida deste chão duro e ruim, de que falou Miguel Torga e que Orlando Ribeiro tão bem compreendeu. É desse amor que tem de nascer a vontade de imaginar um futuro para o passado. E é talvez essa a principal mensagem deste livro, hoje.» Helena Roseta


4 comentários:

nuno disse...

Mais uma vez obrigado.este documentário é muito bom, gostei...

Rafael Carvalho disse...

Caro Nuno,
fico contente pela partilha...
Cumprimentos para Sernancelhe ou para o Oeste, fico na dúvida.

Paulo disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário, Rafael. E parabéns também pelo seu blogue. Não conhecia mas já vi que aborda aqui temas muito interessantes.

Rafael Carvalho disse...

Paulo,
volte sempre.
Cumprimentos.