segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projecto Meia-Cana / Palheiros da Tocha

Imagem obtida em http://www.meiacana.org + Palheiros da Tocha - Região da Beira Litoral
+
"Um povo conquista um território e constrói. Constrói com o que tem e como sabe. A arquitectura popular é a expressão primária de um povo. Sem saber ler nem escrever, os artífices das casas populares portuguesas são os primeiros obreiros da nossa cultura. O projecto "meia-cana" pretende reproduzir em pequenas miniaturas tridimensionais à escala 1/100 e também em fachadas, algumas construções de importância significativa desta arquitectura. Este projecto esta dividido em 4 secções: . A primeira ocupa-se da habitação. Escolhidas de forma regional, histórica e cultural as casas representadas explana a evolução do povo português. . A segunda selecciona a arquitectura da produção. Todo o tipo de construção feito para auxiliar a subsistência dos nossos antepassados, tais como engenhos de moagem (atafona, moinhos de água e de vento), fornos colectivos, eiras, espigueiros, etc. . Na terceira vamos nos ocupar com o espírito e a instrução. É a arquitectura do social - pequenas capelas e ermidas relacionadas com algum milagre, escolas, praças e pelourinhos. . A quarta e última secção será a arquitectura popular portuguesa espalhada pelo Mundo (América, Ásia, Africa) A compilação de todas estas pequenas colecções forma a grande colecção da ARQUITECTURA POPULAR PORTUGUESA."
+
Eis as palavras de apresentação do projecto meia-cana (http://www.meiacana.org/). Abro aqui uma série de posts dedicados à divulgação dos exemplares da arquitectura popular produzidas por este projecto.
Rafael Carvalho / Set2010
Consulte também: Palheiros da Tocha (1 de 5); Palheiros da Tocha (2 de 5) - Origem da Povoação; Palheiros da Tocha (3 de 5) – Breve caracterização; Palheiros da Tocha (4 de 5) – Que Futuro?; Palheiros da Tocha (5 de 5) – Os resistentes .

Sem comentários: