terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Património Perdido I - Tões


Foto: Tões – Concelho de Armamar

Ao contrário de muitas zonas do país, o Alto-Douro ainda tem conseguido manter alguns dos seus tesouros arquitectónicos.
Em Portugal, é o Património Arquitectónico que coloca Óbidos, Monsanto, Marialva e outras tantas povoações nos roteiros turísticos.
Ainda durante o ano de 2007, quem seguia de Aldeias para Tões, logo à entrada desta última localidade era presenteado com a casa da imagem, exemplar característico da arquitectura alto-duriense. Sobre o R/C de pedra, erguia-se o primeiro andar em tabique, revestido com escamas de ardósia caiada.
Sem qualquer tipo de relação arquitectónica com a anterior, em seu lugar foi erguida uma nova habitação, de volumetria muito semelhante.
Não pondo em causa o que entretanto se construiu, lamento sinceramente o que se destruiu!
Tões e todas as aldeias alto-durienses deverão ter orgulho no património de que são detentoras, valioso pela diferença, sinal de identidade.
Quanto à casa da foto fica o registo e, infelizmente, a fotografia para a história.


Rafael Carvalho / Jan2008


3 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Penso que ainda levará algumas gerações até que as populações, autarquias e demais entidades olhem para estas construções não como algo de "velho" e "a cair", mas antes como a mais-valia patrimonial desaproveitada de muitas vilas e aldeias, a manter e cuidar como acontece noutros países.
Só espero que, quando esse dia chegar, ainda esteja alguma coisa de pé, ou pelo menos no seu estado original...

Rafael Carvalho disse...

Tragédia das tragédias. Por ironia do destino, muito do que se encontra de pé se deve ao facto dos donos há muito terem partido para outras paragens. Porém, começa a existir alguma sensibilidade para a preservação do nosso património arquitectónico. Prova disso é a criação recente das “Aldeias Vinhateiras do Douro”, eventual semente de mudança.

João Malvar de Azevedo disse...

Muito me interrogo.
Talvez porque longe da vista longe do coração.
Talvez se queira muito ...
Convido-o a visitar o blog: solarvilartão.blogspot.com

Jmalvar