quarta-feira, 21 de maio de 2008

Entre-os-Rios, uma pérola no Douro Atlântico


Foto: Entre-os-Rios, Penafiel
+
Localizada entre os Rios Tâmega e Douro, na foz do primeiro (daí o seu nome), Entre-os-Rios, outrora "Inter Ambos Ribulos", é certamente uma das povoações do Douro ribeirinho melhor preservadas.
Entre-os-Rios foi durante muito tempo um grande centro de captura e venda de sável e lampreia. Se a captura já não se faz porque a barragem de Carrapatelo não deixa subir o peixe, a venda ainda se mantém junto às estradas. Também os restaurantes em Entre-os-Rios continuam a ser verdadeiros centros de peregrinação gastronómica.
No núcleo principal desta localidade, o casario dispõe-se ao longo de uma estreita e simpática ruela que convida a um agradável passeio pedestre. Mesmo para os menos informados, a ausência, entre as habitações, de elementos dissonantes, transmite-nos a sensação de harmonia, verdadeira arquitectoterapia.
O movimento associado ao comércio tradicional está lá. As crianças brincando na rua também.
Os edifícios têm na sua maioria dois a três pisos, servindo o primeiro normalmente de armazém (as chamadas lojas).
Os elementos arquitectónicos aqui presentes são ricos e variados: varandas recuadas ou salientes, com gradeamento em ferro ou em madeira, por vezes múltiplas varandas; alpendres a que se acessa por uma escada exterior em granito; casas-passadiço; poiais nas janelas para colocação de vasos; portas com ou sem cancela contendo postigos, gradeados ou não, recortados segundo figuras geométricas – círculos, losangos, estrelas, …; trapeiras e mirantes; alminhas; cruzeiros; capelas.
O material de construção das paredes exteriores é por norma o granito. O granito aqui é geralmente caiado de branco ou ocre, sem a intervenção de rebocos, o que pelas texturas criadas gera um excelente efeito estético. Não raras vezes o rodapé das casas surge caiado com pigmentos cinzentos. Algumas casas (poucas) são revestidas a azulejo.
Protegido por soletos de ardósia ou por chapas pintadas, o tabique também está presente em Entre-os-Rios nos andares superiores de algumas habitações.
Junto ao largo Doutor Baltar recentemente requalificado, as casas mantêm inscritas nas paredes as datas das grandes cheias do século passado, assinaladas nas respectivas cotas. Na margem daquele que é um dos rios com maior caudal de cheia da Europa, por incrível que pareça algumas casas ostentam marcas no topo do segundo andar, como as que se referem à cheia de 3-2-1962.
Para servir os Turistas, evidentemente bem-vindos, em Entre-os-Rios a margem do rio foi recentemente intervencionada para criar um cais de acostagem para navios de grande porte, ocupando uma antiga praia onde no verão os locais iam a banhos. O cais é certamente uma mais-valia, porém a ligação ao rio não pode ser quebrada. Felizmente, havendo vontade para isso, ainda existe a possibilidade de repor a praia numa das orlas laterais do cais.
A Câmara Municipal de Penafiel, no seu sítio na internet, anuncia para breve obras de requalificação em Entre-os-Rios, à semelhança do que já fez em Cabroelo e Quintandona. É sem sombra de dúvida uma boa notícia, exemplo a seguir.
Rafael Carvalho / Mai2008

3 comentários:

Anónimo disse...

"Localizada em entre os Rios Tâmega e Douro, na foz do primeiro (daí o seu nome), Entre-os-Rios, outrora "Inter Ambos Ribulos"
-----------------------------------
Peço desculpa, mas Entre os Rios não se situa entre o Tâmega e o Douro, mas na margem direita da confluência dos mesmos.

A antiga Entre os Rios é o atual Torrão, ou Santa Clara do Torrão, esse, sim, entre ambos os rios.
Quando as freiras de Santa Clara, do Porto,fundaram o seu convento no atual Torrão, este passou a ser assim nomeado (vide registos da paróquia, online na "Net"); assim como o povoado viria a ser também conhecido por "Burgo", para o diferenciar certamente da localidade onde estava eregido o convento; como o caminho ou estradão que ligava os dois locais era mencionado normalmente por "Rua", nomes que, como será do seu conhecimento, passaram a nomear a povoação do outro lado, a atual Entre os Rios. Ainda me lembro de alguns mais velhos da minha aldeia, atual vila de Rio de Moinhos, dizerem que iam à "Rua", referindo-se a Entre os Rios, localidade da Eja, pertencente ao território da antiga Anégia, e, quase seguramente, a sua capital. Por agora é tudo. Um abraço.

Diamantino Cunha

paulo serra cartoons disse...

Parabéns pela explicação. Provavelmente já conhecem: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4238720. Possui revelações interessantes sobre a Eja, Entre os rios, torrão, rio de moinhos , etc

Rafael Carvalho disse...

Caro Paulo,
obrigado pelo comentário. Vou explorar a hiperligação sugerida.
Volte sempre.