sexta-feira, 9 de maio de 2008

ARQUITECTURAS DE TERRA 1: REFLEXÃO CONTEMPORÂNEA


Foto obtida aqui
Na pesquisa que vou desenvolvendo no âmbito das temáticas “Arquitectura Popular”, “Arquitectura sustentável”, “Bioconstrução”, "Urbanismo", entre outras, vários são os documentos encontrados cuja qualidade justifica a sua partilha.
+
«... A falta de acesso à habitação, à educação, às liberdades, aos alimentos, ao ar e à água, não é um cenário mais ou menos longínquo no nosso “mundo”: é o nosso mundo.
Esta realidade – a contemporaneidade à qual devemos reagir - exige estar atento aos impactos ecológicos, à ética, ao uso da energia e dos recursos. As construções “naturais” podem assim ter um papel activo, dado implicarem menores repercussões ambientais e serem, por definição, processos de construção simples e económica, adaptados aos recursos existentes e a uma mão-de obra pouco especializada...»
+
Intitulado "ARQUITECTURAS DE TERRA 1: REFLEXÃO CONTEMPORÂNEA", da autoria de Eduardo Carvalho, Francisco Freire e Luís Gama ("Plano B Arquitectura"), eis um excerto do documento que hoje pretendo partilhar.
+
Para aceder ao documento clique aqui.

Sem comentários: