quinta-feira, 12 de junho de 2008

Santa Cruz - notável nicho da Arquitectura D'Ouro


Foto: Santa Cruz, Armamar
Tenho que admitir que os nichos verdadeiramente notáveis da Arquitectura D’Ouro já não são muitos. Dos poucos, Santa Cruz em Armamar é certamente um deles.
Nas ruelas desta bela povoação, ainda é possível encontrar tabiques, ardósias, rebocos a cal, madeiras, chapas garridamente pintadas, varandas suspensas, pedra e muita pedra…
Para ilustrar esse facto, a foto acima.
O conjunto assim exposto encerra em si algumas das principais características arquitectónico-construtivas alto-durienses.
O edifício da esquerda possui as paredes exteriores integralmente construídas em pedra, destacando-se no último andar uma varanda de procissão. Esta forma de construir é frequente não só no Douro como em muitas outras povoações do Norte do país.
O edifício da direita, belo exemplar da arquitectura do tabique, fascina pela diversidade de materiais, revestimentos, cores e técnicas construtivas. Não precisaria sequer de me deslocar ao local para o integrar geograficamente na bacia do Douro.
Na ausência de decisões politicas que salvaguardem este património, desejo sinceramente que os proprietários tenham bonsenso e condições económicas para manter vivo este conjunto, verdadeiro tesouro da arquitectura alto-duriense.
Rafael Carvalho / Mar2008

Sem comentários: