domingo, 6 de abril de 2008

S. Pedro do Sul: Habitantes de Covas do Monte assistem em primeira mão a documentário onde são protagonistas


Foto extraída de http://www.criaraizes-spedrosul.com/site/untitled/eco.htm
+
Viseu, 05 Abr (Lusa) - «Os habitantes da pequena aldeia de Covas do Monte, situada num "buraco" da serra, no concelho de S. Pedro do Sul, assistem hoje à estreia do documentário "Névoa no Vale", do qual são os protagonistas.
O documentário, com estreia marcada para o final da tarde de hoje, na antiga escola primária de Covas do Monte, foi realizado por Victor Salvador, e, à semelhança do seu anterior trabalho "Almas de uma terra", sobre os comerciantes do Mercado do Bolhão (Porto), pretendeu captar a genuinidade dos seus habitantes.
Em Covas do Monte, os pouco mais de cinquenta habitantes convivem diariamente com 2.300 cabras, o que dá um ambiente singular à aldeia, que tem tentado lutar contra a desertificação, apesar do isolamento em que vive.
"Neste filme pretendo captar toda a vivência das poucas pessoas que habitam esta aldeia isolada e cravada na serra. Terra de lendas que se perdem no tempo, de sofrimentos e dificuldades, a que o isolamento a que está prostrada muito contribuiu", justifica o realizador.
Na sua opinião, estas pessoas "terão algo a dizer ao mundo exterior", onde a vida é "intensa e stressante, onde o tempo não é o mesmo que envolve" o vale de Covas do Monte.
Após quatro meses de filmagens e o trabalho de edição, "Névoa no Vale" está pronto para "dar a conhecer a realidade de uma aldeia que procura fugir à desertificação".
Segundo Victor Salvador, "foram momentos de grande intensidade emocional" para toda a equipa, que conheceu "pessoas extraordinárias, simples na sua vida diária, mas incrivelmente ricas nos valores humanos".
"O meu desejo é que este filme sirva para chamar a atenção de que neste Portugal temos algo de imensamente rico: a nossa cultura, as nossas tradições, as nossas gentes", frisou, fazendo votos para que seja "uma pedra na engrenagem acelerada da desertificação".
Como forma de reconhecimento do empenho destas pessoas no documentário, o realizador decidiu estreá-lo precisamente na aldeia.
A equipa de Victor Salvador contou com o apoio do Projecto Criar Raízes, de S. Pedro do Sul, que, juntamente com o Instituto das Comunidades Educativas, tem trabalhado para criar em Covas do Monte pontos de interesse económico, cultural e ambiental que lhe permitam sobreviver à desertificação.
Covas do Monte vive sobretudo da pastorícia, com a ajuda dos subsídios comunitários que levaram ao aumento do número de cabras que, ao início da manhã e ao final da tarde, invadem as ruas da aldeia.
As cabras são pastoreadas de forma colectiva, cabendo normalmente a dois "pobreiros" (nome dado na aldeia aos pastores) em cada dia a tarefa de subir os montes íngremes para as orientar, na qual até os mais idosos participam.
Esta realidade singular levou o Projecto Criar Raízes a, no ano passado, ter criado a Rota do Pobreiro, permitindo a queira subir aos montes com os pastores e com eles passar o dia.»

AMF.
Lusa/fim

Sem comentários: