quarta-feira, 9 de julho de 2008

Quinta do Vallado, Régua


Foto: Quinta do Vallado, Régua

A imagem diz respeito à Quinta do Vallado, localizada no Douro entre a da Barragem de Bagaúste e a linha do Corgo.
O vale do Douro e as depressões anexas constituem zonas de bruscos declives. Por esse motivo é frequente encontrar edifícios, como o da figura, cuja fachada principal, normalmente voltada ao fundo do vale, possui R/C e primeiro andar, correspondendo este último piso ao R/C das traseiras. Sem recurso a grandes desaterros, esta forma ancestral de construir integra os edifícios de forma plena na paisagem. Sabiamente, o homem do Douro consegue fazer do declive um aliado. Assim, muitas das vezes, os armazéns e as oficinas vinárias são dispostas em cascata, aproveitando a topografia do terreno e a acção da gravidade para ajudar no processo de vinificação.
Mas voltando à imagem da foto, razão de ser destas palavras, o que dizer do belo ocre com que as paredes estão caiadas?!
E da ramada, bordejando a margem do socalco, que já faz adivinhar a frescura que dela emanará nas quentes tardes de verão?!
Repare-se agora na desigual distribuição de vãos pelos dois pisos. Enquanto o sobrado é usado para habitação, o R/C na quinta do Douro é tradicionalmente usado como armazém e adega, sendo pois aí parcas as aberturas ao exterior.
Bela imagem esta, duma quinta no Douro…

Rafael Carvalho / Jul2008

Sem comentários: