terça-feira, 18 de novembro de 2008

Explosão de cor

Foto: Quinta da Chaminé, Cambres/Lamego O conjunto acima exposto pertence à Quinta da Chaminé, um complexo agrícola localizado em Cambres, concelho de Lamego. Não visível na presente imagem, o nome da quinta deriva de uma imponente chaminé que um dos seus edifícios possui. O tabique como método construtivo está presente nas duas principais construções: trapeira do edifício da direita; todo o último andar do edifício da esquerda. Se esta é decididamente para mim uma das mais belas quintas alto-durienses, a cor é factor decisivo nessa nomeação. Na imagem acima exposta, numa verdadeira explosão de cor, à policromia arquitectónica alto-duriense juntam-se, num verdadeiro hino, as cores da natureza.
Rafael Carvalho / Nov2008

2 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Uma maravilha de um conjunto! Perderia boa parte da sua alma se as suas cores se resumissem a brancos e cinzentos, como acontece em muitas recuperações.

Rafael Carvalho disse...

Efectivamente no Alto-Douro sempre houve uma grande tradição no recurso à cor, associada muitas das vezes ao tabique, que ambos apreciamos:
chapas garridamente pintadas; guarnições de portas e janelas engalanadas com cores vivas, dizem que para afastar as más influências; ...
Que a tradição perdure, respeitando contudo a paleta.
Cumprimentos.