domingo, 28 de dezembro de 2008

«Arquitectura Popular Portuguesa» em Selo -13/20

Casa Ribatejana – Selo 13 de 20 + A Arquitectura Popular está directamente ligada ao meio ambiente e assim, também em Portugal, de região para região se podem apontar características arquitectónicas específicas.
+
Desenhado por José Luís Tinoco, este selo posto a circular a 15 de Março de 1988 retrata uma CASA RIBATEJANA. As casas ribatejanas têm a característica comum de se apresentarem caiadas de branco com barras ocre, azul ou verde.
Rafael Carvalho / Ago2008

3 comentários:

Anónimo disse...

Ao ver algumas casas ribatejanas acho-as semelhantes às alentejanas.
Isto talvez se justifique pelo facto do Ribatejo ter sido uma invenção relativamente recente. O que é actualmente o território desta província pertencia a outras três regiões históricas com determinadas características: a Beira, Estremadura e Alentejo. Santarém, no séc. XVI pertencia à Estremadura e o Alentejo (Entre Tejo e Odiana) começava, a Norte, na margem esquerda do Tejo.
É evidente que o traçado dos limites administrativos não consegue apagar as influências culturais, de que as casas são um dos elementos visíveis.
Bom Ano
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Desconhecia essa volatilidade administrativa!
Quanto à cultura, de que a arquitectura é um exemplo, efectivamente não existem fronteiras...
Cumprimentos.

Anónimo disse...

No último dia do ano venho desejar-lhe que o novo que começa dentro de pouco tempo seja propício à realização dos seus projectos.
E, claro que com boas postagens aí para Norte.
Cumpriomentos