quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

«Arquitectura Popular Portuguesa» em Selo -14/20

Casas da Beira Interior – Selo 14 de 20 Piodão - 1988.08.24 - Postal-Máximo obtido aqui +
+ A Arquitectura Popular está directamente ligada ao meio ambiente e assim, também em Portugal, de região para região se podem apontar características arquitectónicas específicas.
+
Desenhado por José Luís Tinoco, este selo posto a circular a 15 de Março de 1988 retrata algumas CASAS da BEIRA INTERIOR. Estas casas utilizam ardósia e xisto que embora em pequenas placas dão origem a paredes bastante robustas.
Rafael Carvalho / Jan2008

2 comentários:

Júlia Galego disse...

Para uma alentejana, habituada às casas rebocadas e caiadas, foi com estranheza e muita admiração que vi pela primeira vez estas aldeias de xisto, há muitos anos, na região de Castelo Branco.
Eram pequenas aldeias que se confundiam na paisagem e que representavam uma maneira diferente de encarar a casa, porque as que eu conhecia, mesmo as mais humildes, eram objecto de cuidados que aquelas não revelavam.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Parte da beleza da arquitectura popular reside precisamente na sua grande diversidade.
Durante alguns anos julgou-se possível tipificar a "Casa Portuguesa", o que efectivamente é um absurdo! No litoral central, por exemplo, podemos encontrar construções palafíticas de madeira, tradicionalmente ocupadas por pescadores - os chamados palheiros, a escassos quilómetros de outras de tipologia completamente diferente, construídas em adobe ou mesmo em pedra, ocupadas por lavradores.
Curiosamente, de aspecto mediterrânico, algumas das casas alentejanas estarão mais próximas dalgumas construções gregas, a milhares de quilómetros de distância, do que das casas tradicionais da Beira Interior.
+
Cumprimentos e votos de um bom fim-de-semana.