Foto: Ucanha, obtida em http://www.aldeiasvinhateiras.pt
+
"O projecto das Aldeias Vinhateiras, que visou a regeneração do património e revitalização socio-económica de seis aldeias, poderá ser alargado a outras localidades do Douro, anunciou o chefe de projecto da Estrutura de Missão do Douro (EMD).
Ricardo Magalhães, que falava à margem das Jornadas do Património Cultural do Douro, que decorreram em Sabrosa, referiu que as Aldeias Vinhateiras são “um projecto de promoção do Douro e que faz todo o sentido estendê-lo a outros concelhos”.
Lançado em 2001, no âmbito da Acção Integrada de Base Territorial do Douro (AIBT do Douro), o programa “Aldeias Vinhateiras” tem como objectivo principal a criação de uma dinâmica de regeneração e valorização das aldeias do Douro Vinhateiro, através da revitalização socio-económica, da fixação da população e do reforço da promoção turística do Douro.
As aldeias que integram a rede são Favaios, Provesende, Barcos, Trevões, Telões e Ucanha, que se distribuem pelos concelhos de Alijó, Sabrosa, São João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca.
Segundo Ricardo Magalhães, a intervenção física, que envolveu a recuperação de edifícios, está praticamente terminada, faltando apenas a aldeia de Trevões.
Agora diz que é necessário passar para uma segunda fase que visa estimular a economia da aldeia, através da abertura de cafés, quartos para acolher os turistas ou a aposta nos produtos da terra como compotas ou artesanato.
A terceira fase do programa está relacionada com a promoção em rede das aldeias.
O responsável referiu ainda que este ano se vai repetir o programa de animação turística nas seis localidades.
Só depois de terminado e consolidado todo este trabalho é que, segundo Ricardo Magalhães, a rede será alargada."
Marão online - 8Fev2009
Notícia extaída daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário