segunda-feira, 27 de abril de 2009

Arquitectura vernácula na Curvaceira

Foto: Curvaceira, Lamego + Refere-se a fotografia a um núcleo de casas localizadas em Curvaceira, freguesia de Penajóia, concelho de Lamego. De características vernaculares, é mais um hino à arquitectura do tabique. O conjunto exposto encontra-se degradado e se nada for feito condenado a desaparecer, o que constituiria um verdadeiro atentado em pleno Douro - Património da Humanidade. Com o rio a correr a seus pés, Curvaceira foi em tempos idos terra de barqueiros, rabelos e barcas de passagem. O seu cais era ponto de embarque de vinho em direcção ao Porto. As barcas que daí partiam transportavam pessoas e bens para a Régua e Caldas do Moledo, na margem oposta, onde iam a banhos. Flanqueado por altos muros de xisto, vestígio desse tempo é também o estreito caminho que passa em Curvaceira e liga S. Gião ao rio, uma das vias por onde outrora desciam os produtos agrícolas vindos das terras altas e por onde poderão começar a subir os caminheiros, se entretanto alguém tiver a ideia de o transformar num percurso pedonal.
Rafael Carvalho / Abr2009

6 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Que conjunto magnífico! Só por si justifica uma visita e, a julgar pelo seu estado, não poderá esperar muito!

Rafael Carvalho disse...

Paulo,
existem na zona outros núcleos não menos interessantes...
Cumprimentos

Júlia Galego. disse...

No Alentejo também se vê muito o abandono de pequenas aldeias e de montes. Estes últimos é uma pena que sejam deixados arruinar-se porque correspondem a estruturas complexas, com as casas dos proprietários, muitas delas com características senhoriais, algumas com capela, as casas destinadas aos ganhões (trabalhadores rurais permanentes) e os arrumos das alfaias agrícolas e de armazenamento dos produtos da terra. São pequenas aldeias que representam traços da vida desta região e que se estão a perder irremediavelmente.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
a mecanização da agricultura com dispensa de mão de obra e o próprio afastamento do mundo rural deixam as estruturas de que fala ao abandono. Para algumas a única esperança reside na adaptação a novas funções, de que alguns complexos turísticos são disso um exemplo. Dê uma espreitadela a http://www.aldeiadamatapequena.com/.
Cumprimentos.

Júlia Galego disse...

Não conheço directamente a Aldeia da Mata Pequena, mas sabia da sua existência.
Segundo me informaram, houve (ou há ainda) um projecto para o financiamento da recuperação de montes, com fundos europeus, mas sem grande adesão por parte dos proprietários das terras.
Felizmente ainda há alguns cujos proprietários fazem questão de os manter.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Se existem fundos, que sejam aproveitados...
Volte sempre Júlia. Bom fim-de- semana, felizmente prolongado.