quarta-feira, 1 de julho de 2009

Alvão …

Foto: Lamas d’Olo - Alvão Por falta de tempo já há muito não parto à descoberta de novas paragens. A imponência do Marão, por onde com frequência não só passo mas também por onde paro a caminho do Porto, tem-me ofuscado a vista, inviabilizando a minha visita ao seu irmão Alvão. Pois o início da Primavera levou-me a terras do Alvão, linha de fronteira entre Trás-os-Montes e o Douro Litoral. As belas imagens que daí trouxe, património arquitectónico, natural e etnográfico, ilustrarão por algum tempo este blogue. A imagem com que abro o presente post refere-se a uma das raras construções primitivas que ainda subsistem no Parque Natural do Alvão. Cobertas de colmo, este tipo de construções actualmente só servem de tecto a animais domésticos, de que o gado bovino maronês é na região o mais ilustre representante.
Rafael Carvalho / Jul2009

3 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Uma verdadeira preciosidade! Julgava ser já impossível encontrar telhados de colmo, muito menos ainda servindo os propósitos originais.

Júlia Galego disse...

Há mais quem se queixe de falta de tempo para descobrir coisas novas...
Este exemplar é, de facto, uma preciosidade. No Nordeste alentejano, sobretudo na área de Castelo de Vide e Marvão ainda existem os chafurdões, alguns recuperados, construções circulares com cobertura de giesta.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Paulo e Júlia,
no que respeita a coberturas de colmo, efectivamente já não resta muito no nosso país.
Estive também à relativamente pouco tempo na Serra da Estrela. As coberturas de colmo que aí vi eram de "faz de conta", sobrepondo-se a chapa zincada...
Cumprimentos a ambos.