sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"Aldeias de Xisto" no Baixo Douro

Foto: Gondarém, Castelo de Paiva Gondarém localiza-se bem perto de Midões, aglomerado populacional a que aludi no meu último post. Constituem sem sombra de dúvida duas belas povoações. Grande parte do Município de Castelo de Paiva assenta em granito, material tradicionalmente usado na construção civil. Ora em Midões e Gondarém a litologia dominante é o xisto. O uso de xisto nestas duas povoações irmãs, levou a que localmente sejam designadas por “Aldeias de Xisto”. O granito, quando presente, está aqui apenas reservado aos cunhais e molduras de portas e janelas. Curiosamente, alguns dos vãos têm aqui por padieira uma trave de madeira. Tal como em outras povoações do Baixo Douro, a pedra nas paredes das casas é deixada sem reboco.
Rafael Carvalho / Out2009

4 comentários:

Julio Rodrigues disse...

Desde que visitei Piodão há uns anos, fiquei intrigado como naturalmente as pessoas utilizam os materiais locais para todas as necessidades. Neste caso particular, os materiais locais emprestam uma beleza excepcional ao lugar.
Bom fim de semana.

Rafael Carvalho disse...

Villager,
o uso de materiais locais torna única a povoação em que se inserem.
Infelizmente o betão tem avançado. Num mundo globalizado, cada território vai perdendo a sua identidade e algumas das vezes a sua dignidade.
Para minha delícia e de muitos outros, votos de boas aguarelas.

Júlia Galego disse...

Rafael,
Ontem tive de viajar até Castelo Branco. Ao passear pelas ruas da parte mais antiga da cidade, lembrei-me do seu blogue e das fotos que aqui publica. Lá encontrei algumas casas a serem recuperadas, mostrando belas cantarias de granito e algumas paredes exteriores construídas exclusivamente com blocos do mesmo material.
É consolador ver como o património construído, mesmo o de características mais populares, começa a ser valorizado em muitas terras.
Bom fim de semana.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
boas notícias essas vindas de Castelo Branco!
Retribuo os votos de bom fim-de-semana.