Poucos autores se têm debruçado sobre a temática da Arquitectura Popular em Portugal. Editado este ano, fica aqui registada a existência de mais um, a somar ao lote de livros já por mim aqui referidos.
+
Título: Terra e Casas no Oeste
de Fernando Varanda
Editor: Argumentum
Ano de Edição: 2009
Formato: GRANDE FORMATO
N.º Páginas: 240
+
Breve Descrição: «O livro é uma edição que ilustra e promove um universo vasto que abrange três concelhos - Peniche, Lourinhã e Torres Vedras. Trata-se de um estudo das diversas formas de apropriação e construção do território, dos aglomerados urbanos e rurais, das habitações e de outras construções essenciais à vida das populações destes três concelhos. Este estudo compreende um extenso levantamento do espaço natural e construído, identificando os diversos cenários onde se fixou a ocupação humana, caracterizando a estrutura desses aglomerados, e pondo em evidência as características da habitação, das suas tipologias e variantes. Um importante contributo para a definição de uma ideia de identidade de um território que a Natureza dotou de campos férteis, fontes de energia e materiais para construir. Aqui encontram-se raízes da cultura castreja, romana, medieval e de sucessivos períodos históricos, que contribuíram para uma gramática própria da forma de construir. Um extenso levantamento fotográfico (com 507 imagens originais e 30 desenhos) ilustra com grande profundidade os diferentes exemplos das matérias tratadas. O valor científico, cultural e documental do seu conteúdo torna-o um testemunho de uma realidade tantas vezes esquecida, e, por vezes, em processo de desaparecimento.»
+
Trata-se de um estudo de carácter regional. Pode contudo dar pistas para a abordagem deste tema noutras regiões. Felicito a editora Argumentum por ter publicado o Livro “Terra e Casas no Oeste”.
Rafael Carvalho / Out2009
1 comentário:
Liliana,
comungo da sua opinião.
Quanto ao preço dos livros, comungo da sua opinião ao quadrado. Para desgraça nossa, Portugal tem um mercado de livros muito pequeno. Países de maior dimensão e com maior literacia, conseguem ter livros muito mais baratos. Os livros que versam temas muito específicos, como é o caso, ainda são mais caros.
Cumprimentos. Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.
Enviar um comentário