domingo, 17 de janeiro de 2010

Calçadas de Aveiro - Rendas de Pedra

+ + +
Calçada: “s. f. caminho ou rua com pavimentação de pedra” - in Dicionário de Língua Portuguesa; 5ª Edição - Porto Editora. + Lavradas em pedra calcária branca ou negra, desde miúdo que as calçadas da cidade de Aveiro me encantam, fascinam e enfeitiçam. Exercem sobre mim algum poder, mas eu, conscientemente submisso, não me incomodo. Os motivos presentes algumas vezes são puramente geométricos. A forte identidade regional leva contudo à inclusão de motivos que aludem ao mar e à ria: barcos da arte chávega, moliceiros, âncoras, conchas, caranguejos, peixes, estrelas-do-mar… Aveirense de nascimento, passeio frequentemente orgulhoso sobre um extenso e surpreendente tapete de calcário branco e preto. Calçadas de Aveiro, rendas de pedra.
Rafael Carvalho / Jan2010

4 comentários:

Júlia Galego disse...

Há uns bons anos passei por Aveiro, a caminho de Braga. Não deu para muito, apenas para dar um curto passeio pela área mais antiga cidade e almoçar. Na altura também ainda não tinha a disponibilidade para "ver" os pormenores. Mas gostei da cidade, do canal e, claro, dos ovos moles.
Gostei muito da foto do post anterior. Quanto às calçadas, algumas são verdadeiramente espectaculares. Conheci uma aldeia, Fanhões, no concelho de Loures, cuja população se especializou na construção de calçadas. Nas casas de alguns desses artistas, havia algumas bem originais. Embora não as tenha observado directamente, vi as fotos de um levantamento feito pelos alunos da escola, no âmbito de um projecto.
Cumprimentos e fico a aguardar as fotos de Aveiro.

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
obrigado pelo comentário.

Unknown disse...

Gosto especialmente do título... rendas de pedra :D de Aveiro conheço pouco infelizmente. Mas, das vezes que lá fui gostei muito do trato das pessoas.
beijinho e bom fim de semana

Rafael Carvalho disse...

AC,
escolhi "rendas de pedra" como título, pela delicadeza do trabalho.
Cumprimentos.