Tabiques, ardósias, rebocos a cal, madeiras, chapas garridamente pintadas, varandas suspensas, pedra e muita pedra ... Ocasionalmente também, um pouco do nosso património natural.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Casa em Barcos - Tabuaço (II)
Foto: Barcos, Tabuaço.
À esquerda, uma nova perspectiva da casa do meu último post.
belíssimas as fotos. essa não foi uma técnica construtiva desenvolvida no Brasil. recebemos uma influência mais voltada para a arquitetura do barro do que a da pedra. provavelmente porque essa última se adaptou melhor ao clima.
Gustavo, em Portugal várias foram as técnicas de construção desenvolvidas, dependendo dos recursos do meio. Onde existe pedra ela foi amplamente usada. Contudo, numa franja litoral Norte e no Sul do país foram comuns as construções em terra, com recurso ao adobe ou à taipa. No Norte interior ao nível dos andares superiores foi muito difundido o uso do tabique (taipa de fasquio”, “taipa de rodízio”, “taipa de sopapo”, “taipa de chapada”, “pau a pique”, “terra sobre engradado” ou “barro armado”. Cumprimentos.
Excetuando o caso em que seja feita referência a trabalhos desenvolvidos por outros e salvo indicação em contrário, as imagens aqui presentes são da autoria do criador do blogue. O mesmo é extensível aos textos. Ambos podem ser usados desde que seja mencionada a fonte.
2 comentários:
belíssimas as fotos.
essa não foi uma técnica construtiva desenvolvida no Brasil.
recebemos uma influência mais voltada para a arquitetura do barro do que a da pedra.
provavelmente porque essa última se adaptou melhor ao clima.
Gustavo,
em Portugal várias foram as técnicas de construção desenvolvidas, dependendo dos recursos do meio.
Onde existe pedra ela foi amplamente usada. Contudo, numa franja litoral Norte e no Sul do país foram comuns as construções em terra, com recurso ao adobe ou à taipa.
No Norte interior ao nível dos andares superiores foi muito difundido o uso do tabique (taipa de fasquio”, “taipa de rodízio”, “taipa de sopapo”, “taipa de chapada”, “pau a pique”, “terra sobre engradado” ou “barro armado”.
Cumprimentos.
Enviar um comentário