sexta-feira, 11 de junho de 2010

Nobre conjunto arquitectónico em Vila Real

Foto: Vila Real
+ Votado ao abandono, vizinho da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o conjunto da imagem não deixa de encantar. Sobre o robusto granito surge o delicado tabique. O tabique é desta feita revestido a chapa, solução frequente na região. Com a empena voltada à rua, o telhado de duas águas acentua-lhe a graça! O conjunto está à venda como faz adivinhar a placa “ERA” nele afixada. Representante de um modo de construir já extinto, o dito senhor merece respeito. Honestamente temo pela sua sorte, pelo seu destino.
Rafael Carvalho / Jun2010

6 comentários:

Armando Ferreira disse...

Na forja já deve estar a intenção de o demolir para construir um bloco de "modernos" apartamentos ou escritórios. São as vistas curtas, as quais continuam a delapidar o nosso património.
Bom fim-de-semana!

Rafael Carvalho disse...

Armando,
ontem, com discursos pompa e circunstância, comemorou-se o Dia de Portugal. Só poderemos contudo cantar Portugal se conseguirmos preservar o nosso património.
Cumprimentos.

Paulo J. Mendes disse...

Vila Real já tem cimento que chegue... Seria altura de pensar em preservar o que resta da sua arquitectura tradicional, onde ainda subsistem bonitos exemplares, como este conjunto magnífico tão bem o demonstra.

Rafael Carvalho disse...

Paulo,
Vila Real tem crescido muito mas, infelizmente, com dores de crescimento!
Possui efectivamente excelentes exemplares da arquitectura tradicional. O Programa Polis deu algum ânimo ao belo Bairro dos Ferreiros, mas existe muito mais a recuperar.
Cimento há por todo mundo. A arquitectura tradicional é exclusiva de cada local e aí reside a sua riqueza e o seu valor.
Quando os turistas nos visitam, certamente que nos bairros históricos não procurarão o cimento, que aliás também abundará nas suas regiões de origem...
Cumprimentos.

Júlia Galego disse...

É, de facto, um conjunto muito bonito. Esperemos que tenha sorte e sobreviva...

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
diversidade, diversidade, ...
Conjunto bonito e muito distinto da não menos bela arquitectura alentejana!
Cumprimentos.