terça-feira, 27 de julho de 2010

Pórtico em Rebordondo

Foto: Rebordondo / Chaves + Aquando da minha curta estadia por Rebordondo, não muito distante da janela do meu último post deparei com o pórtico da imagem.
Este género de pórticos é relativamente comum no Norte do país.
Em Rebordondo vi burros a puxarem carroças, mulas e machos a pastarem.
Encostada ao pórtico, a grade da imagem não será pois um mero objecto de exposição etnográfica. Certamente ainda se lhe dará uso no amanho das terras. Numa altura em que se procuram alternativas energéticas ao petróleo, pergunto-me se a tracção animal não estará para ficar.
Rafael Carvalho / Jul2010

4 comentários:

nuno disse...

Caro Rafael, desde já quero agradecer-te as visitas ao meu blogue, quanto á tua pergunta, aquela ponte fica sobre o Rio Varosa perto de Lamego.
Parabéns pelos teus documentarios textos e imagens das terras que nos mostras, estes teus registos têm selo de qualidade de Arquitectura portuguesa, os novos Arquitectos deveriam passar por aqui para beber um pouco desta tua arte.

Um abraço.

Rafael Carvalho disse...

Nuno,
o Varosa fica perto do "meu território". Gostei da tua imagem pelo que a vou tentar ver ao vivo.
Relativamente aos objectos dos meus "documentários", lamento ser cada vez mais difícil encontrá-los. Felizmente vão existindo arquitectos que conseguem interpretar e reinterpretar a nossa arquitectura popular.
Cumprimentos.

Unknown disse...

eu espero que sim, ainda que os pequenos agricultores estejam a desaparecer e os campos incultos e abandonados se vejam cada vez mais. São estes pequenos sinais que me fazem sorrir por dentro :) obrigada!

Rafael Carvalho disse...

AC,
obrigado pelo comentário.