terça-feira, 3 de agosto de 2010

Madeira e mais madeira…

Foto: Casas Novas / Chaves
+ Enquanto material construtivo, numa altura em que se foge da madeira como o diabo da cruz, achei curiosa a habitação da imagem. Madeira no robusto portão. Madeira também na estrutura do telhado, nas colunas e forro da varanda, na porta, nas molduras das janelas e nos requintados balaústres. Apesar de não estar à vista, a madeira certamente também estará presente no tabique das paredes do primeiro andar e no respectivo soalho.
Rafael Carvalho / Ago2010

8 comentários:

JP Nascimento disse...

Felizmente ainda há muita gente a apostar na madeira como materila principal na reconstrução de casas antigas.

Júlia Galego disse...

Belíssima a grade da varanda. No que respeita à madeira, é um problema complicado. As madeiras novas representam por vezes dificuldades inesperadas. Tenho casos de portas sempre empenadas que, quando vem o inverno deixam de fechar. Claro que o melhor é conservar, sempre que possível, as madeiras antigas, duras e sempre no lugar.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

JP,
felizmente a madeira também vai sendo aplicada nalgumas casas novas...
Cumprimentos.

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
tenho casa nova há um ano. A estrutura e forro (devidamente isolado) do telhado da minha cozinha, dos telheiros e da garagem é em madeira. Estou bastante satisfeito.
As janelas também são em madeira.
As minhas portas também empenam, dificultando o fecho à chave, no meu caso no Verão.
Cumprimentos.

Júlia Galego disse...

Na construção tradicional aqui nesta parte do Alentejo, usava-se nos forros dos telhados não a madeira mas as baldosas (semelhantes ao tijolo burro), que eram colocadas entre as vigas de madeira. Ainda tenho, nos tectos do 1º andar, este tipo de materiais, cobertas depois com o pavimento também de baldosas, mas quadrangulares, vulgo tijoleira. A tradição por aqui é pintar as baldosas, prática que tive de manter... mas que dá bastante trabalho de manutenção. Na última intervenção que fizemos na casa (substituição da cobertura que estava em muito mau estado e recuperação do 1º andar), optámos por conservar as portas antigas, mandando-as reparar, pintar e substituir os vidros. Ficaram bastante bem. Apenas tivemos de substituir uma que estava muito estragada.
Enfim, casas antigas dão cá um trabalho...

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
vejo que mora numa casa com história, com alma e nem todos se podem gabar disso!
Reconheço que sou pouco conhecedor dessas técnicas de construção no Sul. Sei que no Alentejo também há quem tenha os tectos forrados com um ripado de cana...
Cumprimentos.

Júlia Galego disse...

Rafael, afinal as tais placas de tijolo que se colocavam entre as traves, chamam-se cá... imagine... tabiques! Aliás, elas são visíveis no tecto do corredor do rés-do-chão que já conhece. Curiosamente, na minha terra (Crato), um pouco mais a norte, usava-se o forro de madeira ou, nalguns casos, a telha vã. Esta diferença julgo justificar-se pela falta de madeira por estas bandas. Como as terras são, em grande parte, boas para a agricultura, a desarborização foi muito violenta, ficando apenas algumas azinheiras e raros sobreiros mais ou menos dispersos e, mesmo assim, nas terras menos ricas.

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
gostei desta partilha.
Cumprimentos.