segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aldeia da Pena

+ Fotos: Aldeia da Pena, São Pedro do Sul.
+ Publico aqui duas imagens que captei na Serra de São Macário, concelho de São Pedro do Sul. Destaco na primeira imagem a visão dos negros telhados de ardósia da Aldeia da Pena. Telhados de ardósia, coisa cada vez mais rara nos dias de hoje. Rodeados por um rejuvenescido manto verde, a segunda imagem mostra alguns castanheiros carbonizados, imagem contraditoriamente bela!
Rafael Carvalho / Out2010

10 comentários:

Armando Ferreira disse...

Ora aqui está "a minha aldeia". Não que eu seja natural ou viva na Pena. Mas nunca mais esqueço a minha primeira visita à aldeia, vai para cerca de 20 anos, e a forte impressão e emoção que foi a ter "descoberto". Nessa altura era pouco ou nada conhecida e tinha uma outra "pureza" que foi entretanto perdendo. Desde essa altura já a visitei dezenas de vezes, assistindo ao perder de algumas características que a tornavam mais bela e verdadeira, mas valendo sempre a pena voltar à Pena. Aliás, todo o Maciço da Gralheira (Freita, Arada, Arestal, S. Macário) tem lugares mágicos, que vale bem a pena descobrir.
Cumprimentos.

Rafael Carvalho disse...

Armando,
e eu a pensar que esta era minha aldeia!...
Tudo bem, aceito a partilha. A Pena será pois a nossa aldeia.
Conheço a Pena à talvez dez anos (ups, estou em desvantagem), mas considero-a uma das nossas aldeias mais genuínas e belas.
Sobre as aldeias da região recomendo uma visita a "http://www.aldeiasdemagaio.org".
Cumprimentos.

Armando Ferreira disse...

Fica então combinada a partilha! Se mais alguém quiser fazer da Pena a sua aldeia, também serão bem-vindos. Há espaço para todos. Conheço a página das Aldeias do Magaio. São projectos destes que podem ajudar a mudar a sina do nosso mundo rural.
Só para falar da Pena e das serranias envolventes, onde já fiz centenas de km, muitos deles a pé, seria preciso outro blogue dedicado ao tema.
Aconselho a que se percam por aqueles lados, para depois sentirem que se encontram um pouco mais a vós próprios!
Cumprimentos.

Rafael Carvalho disse...

Cumprimentos, Armando.

Julio Rodrigues disse...

Na proxima oportunidade terei que visitar a Aldeia da Pena. Parece ser um lugar de extrema beleza e tranquilidade. Obrigado por divulgar.

Rafael Carvalho disse...

Villager,
se for à Pena certamente não se arrependerá. Todas as aldeias do maciço de S. Macário merecem uma visita. Destaco as Aldeias de S. Macário e Covas do Monte.
Cumprimentos.

JP Nascimento disse...

Na primeira oportunidade que tenha vai ser uma aldeia a visitar e a fotografar.
Possivelmente vão ter que compartilhar esta aldeia comigo (e outros) também.

Rafael Carvalho disse...

JP,
todos lá teremos lugar.
Um abraço.

Unknown disse...

Linda! também quero :-D
beijinhos

Rafael Carvalho disse...

AC,
a aldeia ainda é grandita!
Dá para todos.
Cumprimentos.