quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aldeia da Pena – que bela aldeia a nossa!

+
Foto: Aldeia da Pena, S. Pedro do Sul
+ Dizia-me o amigo Armando, autor do blogue raízes, que a Aldeia da Pena era a sua aldeia. Tal afirmação não tinha a ver com o facto de lá viver ou por lá ter nascido. A afirmação simplesmente deriva do impacto da sua primeira visita há 20 anos atrás.
Que bela aldeia a dele. Que bela aldeia a nossa! Relativamente às imagens que ilustram o presente post, a primeira foi capturada no mesmo local que descrevi nas minhas últimas duas mensagens. Da casa em pano de fundo destaco o telhado de ardósia, solução omnipresente em toda a Pena. A segunda imagem capturei-a a algumas dezenas de metros da primeira. Ilustra o vale e a paisagem circundante. Felicitações amigo Armando. Que bela aldeia a nossa!
Rafael Carvalho / Nov2010

6 comentários:

J.G. disse...

Passei há anos por S. Pedro do Sul e fiquei impressionada com a beleza da paisagem. A vontade de lá voltar para uma visita mais demorada tem sido adiada, mas espero que não o seja por muito tempo.
Fotos muito belas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Havia muitas ALDEIAS em Portugal que eram um encanto de se ver, de se percorrer, apesar da humildade das suas gentes e da modéstia das suas construções.

O dito Progresso, a Modernidade não soube e não quis respeitar esses sinais de tempos históricos (e sociais); dessas relíquias que enobreceriam a Identidade de Povo.

Os responsáveis, quando lhes passa pela cabeça «armarem ao pingarelho» de «intelectuais», lá dão uma passeata, botam um discursozeco inócuo, prometem falsamente e hipocritamente uns «apoios» a umas «Grutas» em quintas de amigos; a umas pinturas rupestres, a contra-gosto; ou a uns menires em «montes» alentejanos. onde têm garantida a fartança de uma boa jantarada.
A fartura de vestígios Pré-Históricos e Históricos que se espalha por Portugal que se lixe!
As intempéries, as silvas, a ervas, a maldade de drogados, a ignorância de populares e a esperteza e oportunismo de alguns que tudo estrague, desfaça ou aproveite para enriquecer a arquitectura dos seus palacetes modernos!

Visite(m) a GRANGINHA! (Valdanta-CHAVES).
Perguntem, ou leiam nos vestígios que restam, como era essa ALDEIA.

Vão a S. Cornélio (Travancas-CHAVES).

Dêem um saltito a AGUNCHOS (Cerva-Ribeira de Pena); a Macieira e Cadaval (idem).

Ou....ou....ou...

Portugal é mesmo lindo!
Está é mal tratado e maltratado!

Consola-nos haver gente como a deste Blogue eos seus amigos que dão conta dessas preciosidades e não se envergonham de falar nelas!

Que façam sempre Boa Viagem! - desejo-vos de todo o coração.


Tupamaro

Armando Ferreira disse...

Amigo Rafael,
Obrigado pelas palavras que me tocam. Abraço.

Já agora, fica aqui uma sugestão a quem visitar a Pena. Não se fique pelo centro da aldeia. Tome como referência os afloramentos rochosos que se encontram fronteiros à mesma. Depois de percorrer os seus caminhos estreitos, admirar as suas construções de xisto e lousa, desça o caminho que o levará até aos campos de cultivo. Atravesse-os e siga na direcção dos enormes afloramentos rochosos para onde corre o ribeiro da Pena. Suba a pequena elevação e prepare-se para uma visão surpreendente. Para lá da pequena passagem surge-nos um Vale Encantado. Ao longe o maciço de Montemuro. A paisagem é arrebatadora. Foi neste vale encaixado por onde corre o ribeiro da Pena, que fiz muitos passeios a pé a caminho de Covas do Rio, por entre vegetação luxuriante e fragas impressionantes. Aventure-se algumas centenas de metros, com cuidado por causa da descida íngreme e algo escorregadia, até chegar a um pequeno pontão que atravessa o ribeiro. Pelo caminho vai passar por ruínas de velhos moinhos e sentir-se num mundo à parte, com espécies únicas na flora desta região e uma sensação de estar num lugar especial e quase mágico.
De que é que está à espera para visitar a(s) nossa(s) aldeia(s)?

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
retorne a S. Pedro do Sul que certamente não se arrependerá. Trata-se de um concelho muito diverso em paisagens.
A serra é o que se vê nas imagens.
De cariz atlântico, bastante diferente do mediterrânico Alentejo, a envolvente da sede concelhia tem uma vegetação deslumbrante, onde predomina o carvalho roble.
Cumprimentos.

Rafael Carvalho disse...

Caro Tupamaro,
subscrevo por inteiro as suas palavras.
Portugal é efectivamente lindo! Façamos nós por conservar o que tem de belo.
Cumprimentos.

Rafael Carvalho disse...

Armando,
obrigado pela sugestão. Reservo a experiência para a próxima ida à Pena.
Cumprimentos.