domingo, 24 de abril de 2011

Casa do Careto - Podence

Foto: Podence / Macedo de Cavaleiros
+
Na minha breve estadia em Podence, visitei a “Casa do Careto”. Este espaço proporciona a realização de vários eventos culturais e recreativos. É composto por uma Sala de Exposições - mostra permanente da tradição carnavalesca dos Caretos; Salão Multiusos para a realização de vários eventos, seminários, exposições e reuniões; Tasquinha Regional "O Careto", com vista panorâmica para a Albufeira do Azibo. Os Caretos estão bem servidos. Penso contudo que foi uma oportunidade perdida a não recuperação para o efeito de uma das casas de arquitectura tradicional ainda existentes na povoação. Com tal enquadramento, o espírito do Careto certamente sairia reforçado.
Na última imagem uma das ditas casas tradicionais que por lá fotografei. Se o futuro do Careto me parece assegurado, o mesmo não se passará com a arquitectura vernácula local. As casas tradicionais são construídas em xisto, litologia existente da zona. O R/C serve de loja – arrumos e abrigo para os animais. A habitação propriamente dita resume-se ao 1º andar. A inexistência de granito na zona obriga ao uso de madeira nos vãos, aproveitando-se para os cunhais as melhores lascas de xisto.
Rafael Carvalho / Abr2011

2 comentários:

Júlia disse...

Um certo novo-riquismo faz destas coisas. Constrói-se novo e moderno e não se aproveita para recuperar edifícios antigos. Aí como cá, não faltam exemplos.

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
por vezes é necessário o olhar das pessoas de fora para que seja valorizado o património local.
Cumprimentos.