segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Por terras de sol e de dor

"Por Terras de Sol e de Dor", é um trabalho do arquitecto Mário João Mesquita realizado sob a forma de reportagem fotográfica, e insere-se no âmbito do seu projecto de recolha visual do Vale do Douro, uma área de Portugal muito martirizada nos últimos anos pela fúria galopante da litorização que lhe foi tirando gente e desestruturando as suas comunidades.


Trata-se de um registo documental produzido entre Freixo-de-Espada-à-Cinta e o Porto, região construída por quem lá habitou e pelos poucos que lá ficaram.
É um trabalho de matriz realista através do qual se dá nota do que ainda hoje se pode ler da expressão tectónica e plástica, territorial e social do sistema de Lugares ao longo deste território, unido por traços de identidade comuns muito fortes, diverso pelas suas múltiplas texturas, materiais e cromatismos.
Realizado a partir do estudo da invenção da imagem das aldeias que o compõem, traça-nos o retrato de um processo declarado de abandono e perda cultural gritante que urge inverter.
Pela imagem, pretende-se tornar público esse outro retrato de uma região que abrange, geograficamente, as áreas, que se relacionam física ou economicamente com o Rio Douro (…), contando-nos dos seus lugares, falando-nos de percursos, de espaços, de construções e de gentes.
Texto extraído do Catálogo da Exposição.
+
A exposição estará patente na Galeria Ramos Pinto, no Edifício-Sede do Museu do Douro, na cidade da Régua, até 30 de Outubro.
A entrada é gratuita.

Sem comentários: