sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cal e xisto em Monsaraz (I)



Foto: Monsaraz
+
As imagens que hoje apresento, sintetizam algumas das características mais marcantes presentes na vila de Monsaraz. A alvura da cal domina as construções, enfatizada pelo contraste com o pardacento xisto dos pavimentos – lajes de xisto, xisto ao cutelo.
Dizia-me uma colega que a arquitetura popular de Monsaraz lhe fazia lembrar a Grécia. Curiosamente já estive na Grécia e a mim aconteceu-me o contrário, a Grécia fez-me lembrar Monsaraz. Coloco o referencial do lado de cá.
Rafael Carvalho / Out2011

5 comentários:

J.G. disse...

Sendo uma povoação tão pequena (onde já fui diversas vezes)e tão fotografada, ainda consigo ficar deslumbrada com estas imagens. Há sempre qualquer nova, nem que seja um pormenor, nos registos que fez.
Fui ontem a Marvão e notei algumas diferenças em relação à última vez que lá tinha ido, sobretudo os arranjos no castelo. No entanto, acentuou-se a sensação de uma vila despovoada.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Cara Júlia,
Marvão e Monsaraz são sem sombra de dúvida duas pérolas alentejanas.
Confesso que no Marvão me senti esmagado pela solidão, sentimento acentuado pela ausência de comércio e de serviços cuja presença seria de pressupor numa cede de concelho.
Cumprimentos.

J.G. disse...

É o problema das vilas alcandoradas. As funções mais importantes vão sendo assumidas pela povoação com maior acessibilidade. No caso de Monsaraz, veja-se como Reguengos de Monsaraz se desenvolveu. Já em Marvão, é Santo António das Areias que tem alguma importância, embora, como em quase todas as povoações alentejanas, também revele alguns sinais de decadência.
Em Marvão chega seja a ser aflitivo ver a falta de comércio. Tentamos encontrar um café, sem qualquer sucesso. Tivemos de esperar chegar a Stº António das Areias.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
sábias palavras, com mais valor ainda se pronunciadas por quem conhece a realidade...
Cumprimentos

Unknown disse...

Muito legal o seu blog,

Tambem tenho um blog sobre construção civil

http://www.tudocivil.blogspot.com/