quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Parque Botânico do Castelo – VNG




+
Fotos: Crestuma - VNG
+
Localizado em Crestuma, Vila Nova de Gaia, o local das imagens visitei-o no verão passado.Trata-se de uma velha quinta abandonada, entretanto reocupada pela vegetação autóctone, razão de ser da criação do Parque Botânico.
Sobranceiro ao rio Douro, trata-se de um local simpático e acolhedor, interessante por incidir sobre a flora autóctone, coisa rara num parque botânico.
Possui percursos pedestres com placas identificativas das diversas plantas aí existentes – medronheiros, carvalhos-roble, murtas, pilriteiros, urzes-brancas, gilbardeiras, madressilvas-das-boticas, fetos diversos, …
O local tem sido investigado do ponto de vista arqueológico. Na “casa da eira”, presente nas imagens, será construído um centro de apoio ao local. O espólio arqueológico, vestígios da época romana e medieval, será lá exposto. Também está prevista a construção de um Centro de Interpretação da Fauna.
A casa e a eira foram construídas sobre uma fraga. A eira foi escavada na própria rocha, xisto no caso, assim como alguns troços de uma levada de água aí existente. A arquitetura de produção não se limita ao núcleo da ”casa da eira”, é enriquecida pela presença de alguns moinhos, muros de suporte aos socalcos, minas, caminhos rurais e tanque em pedra.
Sobre o Parque Botânico do Castelo, descarregue um folheto clicando aqui.
Rafael Cavalho jan/2012

Sem comentários: