terça-feira, 11 de setembro de 2012

Picote - Centro de Interpretação do Ecomuseu Terra Mater


+
Propriedade da Frauga - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, a casa das imagens é parte integrante do Centro de Interpretação do Ecomuseu Terra Mater. Trata-se de mais um bom exemplo do reaproveitamento com fins culturais das nossas construções vernaculares.
A recuperação respeitou a identidade do edifício.
Quando a visitei a casa em Julho passado, albergava a exposição "Carros Carricos i outros antretenes", relativa aos brinquedos tradicionais de Picote. Os brinquedos foram elaborados com materiais vegetais, derivados de plantas da região no âmbito do projeto "Cultibos Yerbas i Saberes, Biodiversidade, Sustentabilidade em Tierras de Miranda".
Junta-se esta casa a uma outra, propriedade da mesma associação, a que já
aqui tinha feito referência.
Rafael Carvalho / set2012

3 comentários:

ac.senior.cm disse...

Muito interessantes as casas de Picote. Vê-se que na recuperação de algumas foi introduzido o reboco (ou já existia?. Mas não deixam de ter as caraterísticas das que têm a pedra nua.
Cumprimentos

Júlia Galego disse...

Mas que grande disparate! Tinha o blogue da Academia aberto e não reparei. Imagino que terá ficado intrigado. Portanto, o comentário anterior é meu.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
em http://palhantra.no.sapo.pt/fraugasede.jpg
pode ver esta casa antes da recuperação. É possível contudo que as dúvidas subsistam. Existem zonas do Nordeste onde as juntas eram antigamente preenchidas com terra...
Cumprimentos.