domingo, 10 de fevereiro de 2013

Casa do Xiné - Centro Cultural






+
Inaugurado a 20 de Maio de 2012, este espaço, resulta da parceria entre a CASAXINÉ, Associação para a promoção e desenvolvimento cultural de Quintandona, a Associação comoDEantes, grupo de teatro, e a Associação para o desenvolvimento de Lagares e visa dinamizar a cultura e o turismo na região.
A Casa do Xiné pretende ser, para além da sede da Associação CASAXINÉ e da Associação comoDEantes, grupo de teatro, um pólo de cultura e atração na aldeia, com uma programação de atividades diversificada.
Com lotação para 60 lugares sentados e 250 lugares em pé, a Casa do Xiné é um espaço polivalente com as condições necessárias para o acolhimento de diferentes tipos de eventos:
· Espetáculos de teatro e dança;
· Concertos;
· Ensaios;
· Workshops de diferentes áreas artísticas;
· Filmagem de videoclipes;
· Residência de artistas – música, teatro, outros;
· Conferências, palestras, convívios;
· Sessões de cinema.

A CASA
DO XINÉ
Travessa de Quintandona, nº 33
Aldeia Rural Preservada de Quintandona
4560-195, Lagares
Penafiel · Portugal

4 comentários:

Júlia Galego disse...

Pelo que se vê nas fotos, é um exemplar de arquitetura moderna utilizando o xisto. Fiquei na dúvida se o xisto é apenas revestimento das paredes.
De qualquer modo, é interessante que existam estes equipamentos, mesmos nas localidades mais pequenas (suponho que será o caso). O que inporta é que eles sejam aproveitados para a dinamização cultural dessas populações.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
trata-se da recuperação de um edifício existente, usando a pedra da região.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Desculpe Rafael, mas o edifício existente foi completamente demolido e só restam os limites do antigo edifício em 2 fachadas. tudo o resto é novo. O espaço é uma sala estúdio devidamente acompanhada por especialistas nas artes do espectáculo que de encontro com a arquitectura conseguiram um espaço polivalente, capaz de acolher todo o tipo de espectáculos. merece a visita interior
Pedro

Araújo Lopes disse...

O vosso blog é excelente
Trabalhamos na área das coberturas em madeira para jardins e terraços, temos obras interessantes a nível de marquises alpendres e cobertos em madeira
Podem ver nossos produtos em www.estruturasdemadeira.com.pt