domingo, 17 de fevereiro de 2008

Carta aberta ao DouroNet - Portal Turístico do Douro


Foto: Ucanha - Tarouca
+
Ex.mos Senhores
+
Desde já as minhas felicitações pela promoção que fazem à região do Douro. Escrevo na qualidade de visitante assíduo do vosso Portal e é como tal que avanço com uma sugestão.
+
Lançado em 2001, no âmbito da Acção Integrada de Base Territorial do Douro, o programa “Aldeias Vinhateiras” tem como objectivo principal a criação de uma dinâmica de regeneração e valorização das Aldeias do Douro Vinhateiro, através da revitalização socio-económica, da fixação da população e do reforço da promoção turística do Douro.
+
Nas povoações aderentes, (Ucanha, Salzedas, Barcos, Provesende, Favaios, Trevões), procedeu-se à requalificação de espaços públicos (pavimentação, dotação e/ou remodelação de infra-estruturas básicas, colocação de mobiliário urbano), reabilitação dos edifícios sede das Juntas de Freguesia, melhoria de acessibilidades - e na intervenção no domínio “privado” - reabilitação/recuperação de fachadas e coberturas de edifícios particulares confinantes com a zona pública.
+
Durante o ano de 2007 o Festival das Aldeias Vinhateiras ofereceu a primeira oportunidade para se conhecer e desfrutar as Aldeias. Durante seis fins-de-semana, nos meses de Setembro a Outubro, espectáculos de marionetas, de clown, de teatro, de música e de dança invadiram as Aldeias Vinhateiras valorizando a sua riqueza cultural, monumental, histórica e paisagística. As adegas tradicionais, os vinhos e a gastronomia não ficaram esquecidas, com a realização de Prova de Vinhos e a Feira de Artesanato com mostra de produtos regionais. O Festival das Aldeias Vinhateiras terá continuidade nos próximos anos.
+
Os investimentos acima decritos têm devolvido a dignidade às povoações que, pelo valor arquitectónico e cultural que encerram, merecem no meu entender ser enquadradas num roteiro turístico, até pelo efeito multiplicador que isso possa causar.
+
Pelo acima exposto julgo que a referência ao projecto "Aldeias Vinhateiras do Douro" no vosso portal, à semelhança do que é feito com as "Aldeias Históricas", dignificaria a região. É esta a minha sugestão e é esta a razão de ser desta exposição.
+
Respeitosos cumprimentos,
+
Ligações:
DouroNet - Portal Turístico do Douro: http://www.douronet.pt/

Sem comentários: