quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Lalim - Arquitectura vernácula


Foto: Lalim -Lamego


Localizado em Lalim, concelho de Lamego, o espécime da figura comove pelas suas proporções, simplicidade e coerência de estilo.
Construção vernácula, adapta-se com naturalidade à topografia do terreno.
Usando materiais da região – granito e madeira, integra-se totalmente na paisagem. Os muros acabam por ser uma extensão da própria habitação, facilitando ainda mais essa integração.
+
Pena é que muitas pessoas passem por ela todos os dias sem contudo a verem com olhos de ver, desconhecendo o seu valor patrimonial, cultural, etnológico e até antropológico.


Rafael Carvalho /Fev2008

4 comentários:

Julio Rodrigues disse...

Bela casa rural. Pede uma renovação que a transformaria num plácido retiro de fim-de-semana. Infelizmente, muitas vezes, estas estruturas tradicionais são esquecidas enquanto os fundos são usados em novas construções que chocam com o seu ambiente.

Rafael Carvalho disse...

Felizmente existem no ar ventos de mudança! Alguns projectos em Portugal têm devolvido a dignidade a alguns núcleos habitacionais de carácter vernáculo, o que tem contribuído para a valorização deste tipo de património.

Sílvia Guedes disse...

Pode ter algum interesse mas essa casa, que por acaso vejo todos os dias, era segundo a minha avó um palheiro de uma quinta. E também dizia ela que exitia aí um portão na estrada que hoje é uma nacional. A quinta extendia-se até a curva que existe uns netros mais a frente.

Rafael Carvalho disse...

Sílvia,
obrigado pelo comentário. A sua informação acrescenta algo ao historial da casa. É para mim uma das mais belas casas da região.
Cumprimentos.