segunda-feira, 10 de março de 2008

Tabique - aplicações contemporâneas


+
Num artigo anterior, entre as técnicas de construção no Alto-Douro abordei o caso particular do tabique. Terminei na altura o artigo alertando para a necessidade de inventariar, caracterizar e preservar esta técnica, símbolo de identidade arquitectónica regional.
+
Estava longe de saber que no nosso país o tabique é aplicada em construções contemporâneas.
Refiro-me mais concretamente a uma casa projectada em Arruda dos Vinhos pelo atelier “Plano B Arquitectura”, cujos projectos se inserem no âmbito da “Arquitectura Sustentável”.
+
Efectivamente, não só por moda mas também por necessidade, a sustentabilidade veio para ficar. Ao contrário do que muitos poderiam pensar a sustentabilidade é feita de coisas simples, podendo mesmo dispensar o recurso a tecnologias complexas, açambarcadoras de energia e recursos materiais.
+
Num perfeito casamento entre a terra e a madeira, materiais naturais, as paredes em tabique possuem uma forte inércia térmica, resultando em grandes economias energéticas aquando da utilização do edifício.
+
Protegendo o tabique, as paredes da “Casa em Arruda dos Vinhos” são revestidas por chapas de policarbonato ondulado – a camada de sacrifício contra as intempéries. Apesar de incolores, esta chapas são para mim uma forte alusão às garridas chapas metálicas que revestem os tabiques alto-durienses.
+
Mais uma vez a Arquitectura e a Construção Tradicionais surgem como fonte de inspiração da Arquitectura Sustentável.
+
Rafael Carvalho / Mar2008

Sem comentários: