domingo, 19 de outubro de 2008

“O grande rebanho” - uma Reportagem TSF

Foto obtida aqui
+ “Isto é gado bravo, tem de sair, não é? Mesmo que lhe deite comer no curral, o gajo calca tudo e não come”. Um dos pobreiros, que levam as 2.500 cabras de Covas do Monte, explica a rotina de um dos maiores rebanhos do país, talvez o maior.Todos os dias, num tradicional pastoreio comunitário, os bichos vão e regressam sem perder o sentido ao lugar exacto de onde partiram. Lugar pequeno, do concelho de São Pedro do Sul, morada de 56 habitantes, Covas do Monte guarda histórias e memórias bem vivas. Como as de João da Cal, a quem chamam o “mata-lobos”.
+ Dedicado à “aldeia das 2500 cabras” e emitido para o ar no dia 16 de Outubro, eis as palavras de apresentação da reportagem TSF “O grande rebanho”. Com a duração de 38 minutos, é uma grande reportagem de João Morais com sonoplastia de Mésicles Helin. O programa completo poderá ser escutado na íntegra aqui.
+
Sugiro ainda a visualização das excepcionais fotos da reportagem. Com a duração de apenas três minutos, também aqui poderá aceder à reportagem-vídeo. A aldeia de Covas do Monte já tinha sido por mim objecto de postagem em 6 de Abril último. +
Rafael Carvalho / Out2008

2 comentários:

Júlia Galego disse...

Quando passei por S. Pedro do Sul fiquei impressionada com a paisagem. É uma das regiões mais bonitas que conheço. As imagens da reportagem confirmam essa minha impressão de há alguns anos. Gostei muito da sequência das imagens, são verdadeiramente espectaculares. O vídeo ilustra muito bem o viver das gentes dessas aldeias perdidas do interior e a prática do pastoreio comunitário.
Ainda bem que fez este post porque me permitiu conhecer esta reportagem.
Boa semana

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
num mundo cada vez mais globalizado, é efectivamente incrível como ainda é possível encontrar certos recantos, certos paraísos.
Cumprimentos.