quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Arquitectura Vernácula em Pias - Cinfães

Foto: Pias, Cinfães - Verão de 2008
+ Com o verde a denunciar as influências atlânticas, entre latadas, o motivo da imagem despertou-me a atenção por encerrar em si alguns dos aspectos da arquitectura popular duriense. Desde logo o omnipresente tabique, denunciado pela madeira das guarnições e moldura das janelas (de guilhotina, como se impõe), bem como pelos alegres soletos, desta feita caiados em tons de ocre para quebrar a monotonia do negro, um verdadeiro hino à policromia duriense. Também o telhado revela a presença de vestígios de cal, usada desde longa data na região por desinfectar e favorecer, no verão, o arrefecimento da casa.
Rafael Carvalho / Fev2009

2 comentários:

Júlia Galego disse...

Curiosamente, os telhados de quatro águas não são muito vulgares aqui no Sul. Conheço algumas casas na minha terra, o Crato, mas de pessoas que vieram aqui estabelecer-se, vindas do Norte. O telhado que se vê em primeiro plano é parecido com os telhados "de tesouro" que são também característicos do Algarve. É interessante que vi um, no passado fim de semana numas casas no interior do castelo de Viana do Alentejo.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Efectivamente o telhado de quatro águas é caracteristicamente nortenho. No sul predominam os telhados de duas ou mesmo de uma água, havendo até casas sem telhado, embora com cobertura - as açoteias algarvias.
A diversidade regional na arquitectura popular é efectivamente uma das suas maiores riquezas.
Cumprimentos.