sexta-feira, 13 de março de 2009

Empresas/Arquitectos com tradição (III)

Motivado por algumas das postagens do blogue “http://boassas.blogspot.com/”, visitei Boassas em 2008. Bem no centro da aldeia, com um excelente enquadramento, deparei com aquela que agora sei chamar-se a “Casa Fernando Ventura”. Estava longe de imaginar que o que se vê é fruto de uma remodelação recente. O recurso à inclusão de elementos característicos da arquitectura tradicional local foi feita com uma qualidade tal que fui induzido em erro. Projectada pelo arquitecto Cerveira Pinto, afinal a “Casa Fernando Ventura” não esteve sempre lá, como eu na altura então julguei!

+

Arquitecto versátil que facilmente se adapta ao meio envolvente, arrojado por não ter receio de usar a linguagem vernácula nos seus projectos, a referência ao arquitecto Cerveira Pinto consta a partir de hoje na minha lista de “empresas/arquitectos com tradição”. Esta lista está presente no friso lateral deste blogue.
Rafael Carvalho / Mar2009 As imagens usadas no presente post foram obtidas aqui.

3 comentários:

cerveira pinto disse...

Caro Rafael
Fico um pouco "embatucado" por tanto destaque... Já retribuí o comentário e o "link". As suas pertinentes e acutilantes observações sobre a arquitectura popular e tradicional são um precioso contributo para o conhecimento e preservação desse importante património cultural...
Obrigado, um abraço e até breve.

Júlia Galego disse...

Muito interessante. Também gostei muito de visitar o blogue a que fez referência.
Bom fim de semana.

Rafael Carvalho disse...

Caro Cerveira
Obrigado pelo Comentário.
Retribuo o abraço. Volte sempre!

Júlia,
a blogosfera é uma caixinha de surpresas e, efectivamente, gosto de partilhar o que vou descobrindo.
Um abraço.