terça-feira, 1 de setembro de 2009

Janelas e Portas, aberturas para o mundo

Foto: Ermelo, Mondim de Basto
+ Janelas e portas, aberturas para o mundo, sempre me fascinaram! Aprecio especialmente os casos em que janela e porta se alinham na vertical, como na situação que agora apresento. Na zona de Ermelo onde o xisto é rei e senhor, só a escassez do granito justifica a sua parca aplicação.
Rafael Carvalho / Set2009

2 comentários:

Liliana Sampaio disse...

Estive a ler com atenção diversos posts e decidi deixar apenas um comentário em relação a todos eles. De outra forma ficaria horas a comentar cada imagem, cada texto.

Gostei muito deste blogue, dos pequenos tesouros que aqui são apresentados e que, muitas vezes, nos passam completamente despercebidos. As casas de pedra do Ermelo (e de tantas outras terras nortenhas!) são muito bonitas, têm um aspecto aconchegador e lembram as noites frias de Inverno, em que o tempo é passado à lareira, saboreando as horas serenas dos dias.
Jé estive em grande parte dos lugares que aqui retrata. São muitas as pequenas coisas que conseguem embelezar uma paisagem, uma rua, uma casa, uma porta, mas a que pouca gente dá valor.

Não me quero alongar, pelo que apenas lhe dou os parabéns por esta documentação do nosso Portugal, especialmente das terras verdes do Norte. Eu vivo na região entre Douro e Minho, onde são muitos também os pequenos testemunhos de um Portugal de outros tempos, embora "engolidos" pelo passar dos anos...

Rafael Carvalho disse...

Liliana,
tal como afirma também eu sou da opinião que pouca gente dá o devido valor ao nosso património. Muitas das nossas povoações estão a saque, com consequente perda de identidade cultural!
Ironicamente, a maior parte das povoações "intocadas" são aquelas que ficaram vazias de gente, logo condenadas pelo abandono.
Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.