Tabiques, ardósias, rebocos a cal, madeiras, chapas garridamente pintadas, varandas suspensas, pedra e muita pedra ... Ocasionalmente também, um pouco do nosso património natural.
À primeira vista, fotografar janelas poderia levar-nos a pensar que não haveria muita variedade e que se cairia numa repetição de imagens, se não iguais, pelo menos, muito semelhantes. No entanto, quer o que se pode observar no seu blogue, quer mesmo pela minha experiência aqui nas terras do Sul, mostra como as janelas das casas antigas apresentam pormenores que as distinguem. É o tamanho das pedras que as enquadram, no caso do Norte, as pinturas, no Sul. Nesta foto, além da janela, acho notável a imagem que resulta da forma como as pedras da frontaria foram sendo acomodadas. Cumprimentos
Júlia, apesar das invariantes regionais por si referidas, efectivamente nas casas antigas, plenas de alma, não existem duas janelas iguais. Com a actualidade níveladora, onde tudo é mecânico e padronizado, caímos na desgraça!... Cumprimentos.
Excetuando o caso em que seja feita referência a trabalhos desenvolvidos por outros e salvo indicação em contrário, as imagens aqui presentes são da autoria do criador do blogue. O mesmo é extensível aos textos. Ambos podem ser usados desde que seja mencionada a fonte.
2 comentários:
À primeira vista, fotografar janelas poderia levar-nos a pensar que não haveria muita variedade e que se cairia numa repetição de imagens, se não iguais, pelo menos, muito semelhantes. No entanto, quer o que se pode observar no seu blogue, quer mesmo pela minha experiência aqui nas terras do Sul, mostra como as janelas das casas antigas apresentam pormenores que as distinguem. É o tamanho das pedras que as enquadram, no caso do Norte, as pinturas, no Sul.
Nesta foto, além da janela, acho notável a imagem que resulta da forma como as pedras da frontaria foram sendo acomodadas.
Cumprimentos
Júlia,
apesar das invariantes regionais por si referidas,
efectivamente nas casas antigas, plenas de alma, não existem duas janelas iguais.
Com a actualidade níveladora, onde tudo é mecânico e padronizado, caímos na desgraça!...
Cumprimentos.
Enviar um comentário