quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Santuário de Panóias

Foto: Panóias, Vila Real
+ As fragas de Panóias testemunham a presença de um santuário romano que, dedicado a Serápis, é datado dos finais do século II, início do século III d. C.. Bem no centro do santuário, servindo de centro interpretativo, existe o belo conjunto arquitectónico visível na fotografia.
Do conjunto sobressai a varanda do edifício da esquerda. A cal com que a parede é pintada rompe de forma assaz com a monotonia do granito. O edifício, vaidoso, sorri a quem o visita. Parabéns ao arquitecto que com sensibilidade, respeito pela arquitectura vernácula e pela memória do local, fez ressuscitar da ruína o referido conjunto.
Ao nível do R/C a loja dos animais virou recepção, o lagar centro de exposições. No primeiro andar a cozinha virou auditório...
+
Aquando da minha visita ao local, no Domingo passado, uma flor de crocus espreitava no meio da vegetação ressequida.
Rafael Carvalho / Out2009
Mais informações sobre o Santuário de Panóias em http://www.ippar.pt/monumentos/sitio_panoias.html

4 comentários:

Liliana Sampaio disse...

Mais um lugar para conhecer...
Nunca tinha ouvido falar. Já tinha ouvido o nome da terra, mas nem sabia para que lado ficava. Agora, é mais um local a conhecer.

Aqui perto há uma citânia muito bem conservada, onde se respira séculos de história... É a Citânia de Sanfins. Um local que sugiro a todos os que o possam visitar, porque vale mesmo a pena.

Rafael Carvalho disse...

Liliana,
também eu conheço a Citânia de Sanfins. É efectivamente um excelente local.
Temos no nosso país um vasto património. Pena é que nem sempre se lhe dê o verdadeiro valor...
Cumprimentos.

Júlia disse...

Rafael, é verdade que há muito património ao abandono, mas, apesar de tudo, vão surgindo casos como o que refere. Estes exemplos, que revelam mudanças na mentalidade de quem tem o poder de decidir, pode ser que se multipliquem e a riqueza do nosso património venha a revelar-se em todo o seu esplendor.
Bom fim de semana

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
obrigado pelo comentário.
Retribuo os votos de bom fim-se-semana.