sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Azahar, ou a Sorte do Lince Ibérico - Grande reportagem TSF

Lince Ibérico – foto extraída do blogue http://blog.terramater.pt/.
+ O nosso património natural sempre me fascinou. Por influência do meu pai, e também aqui o pretendo honrar, sempre senti o peso da responsabilidade que temos em deixar aos nossos filhos um mundo se não melhor, pelo menos igual ao que encontrámos. Pela acção do homem, temos assistido e lamentado a extinção de muitas espécies: o enigmático Dodó das Ilhas Maurícias; o Tigre da Tasmânia; a Moa da Nova Zelândia; … Como foi possível termos permitido que tal tivesse ocorrido?! Embora num passado relativamente recente, estas extinções ocorreram contudo antes de termos nascido, num contexto geográfico diferente do nosso. Acontece que na nossa ibéria temos (ainda) o Lince Ibérico, tão-somente o felino mais ameaçado do mundo! Existem apenas cerca de 250 Linces Ibéricos em liberdade! Ainda há poucas décadas eram organizadas no nosso país batidas ao lince, considerado na altura como animal daninho!
+ SE O LINCE IBÉRICO APENAS EXISTE NA NOSSA IBÉRIA, CABE-NOS A NÓS EVITAR A SUA EXTINÇÃO.
+ Durante 10 meses a TSF acompanhou as várias etapas de um processo que terminou em 2 de Dezembro último, com a chegada dos últimos linces ibéricos cedidos por Espanha ao Centro de Reprodução em Cativeiro de Silves. O próximo desafio será a reintrodução no habitat natural...
Desgraçadamente e vergonhosamente, o Centro de Reprodução do Lince Ibérico em Silves não foi uma acção altruísta do povo português, foi antes uma imposição da União Europeia como contrapartida da construção da barragem de Odelouca, no Algarve. Da autoria de Ângela Braga com sonoplastia de Luís Borges, com a duração de apenas 6 minutos, "Azahar, ou a Sorte do Lince Ibérico" é uma grande reportagem TSF. Veja o vídeo AQUI.
Rafael Carvalho / Dez2009
Informações adicionais sobre o Lince Ibérico em http://linceiberico.icnb.pt/homepage.aspx.

Sem comentários: