Foto: Granja do Tedo
De Cardais, povoação dos meus últimos posts, parto em direcção à Granja do Tedo, aglomerado populacional do concelho de Tabuaço.
De entre os povoados durienses, este é certamente um dos meus eleitos.
Granja do Tedo recomenda-se pela forte identidade que ainda conserva, expressa na arquitectura do seu casario. Tabique e mais tabique, chapas garridamente pintadas, pedra e mais pedra, com muita madeira à mistura. Varandas suspensas, algumas desafiando há décadas a lei da gravidade…
No exemplar exposto encantam-me as varandas com o tradicional ripado de madeira em espinha. As varandas assentam no prolongamento dos barrotes do soalho. Sobre os andares inferiores em alvenaria de pedra, o último andar em tabique. Curiosa é a cancela presente na porta principal. A cancela, uma vez aberta a porta, facilita o arejamento da casa quando a meteorologia assim o permite. E o que dizer da entrada para o gato?
Na imagem é ainda visível a sinalética de um dos diversos percursos pedestres presentes na urbe, motivo adicional para uma visita.
Rafael Carvalho / Mai2010
4 comentários:
Muito interessante. Além do que descreve, ainda há uma janela de guilhotina...
Bom resto de domingo.
Sim Júlia,
as janelas de guilhotina foram por aqui muito usadas.
Cumprimentos.
Estive no festival de Folclore do Rancho da Granja do Tedo. Tive oportunidade de verificar o que refere e a forma como o bairrismo das gentes da terra se manifesta, mantendo os locais conservados e bem arranjados.Bm hajam por manter o nosso Portugal vivo.
António,
Granja do Tedo é para mim uma verdadeira pérola no Douro. Desejo efetivamente que continue conservada e bem arranjada...
Cumprimentos e volte sempre.
Enviar um comentário