terça-feira, 18 de maio de 2010

Varanda envidraçada na Granja do Tedo

Fto: Granja do Tedo - Tabuaço +
Continuamos por Granja do Tedo, homenageando mais uma vez o engenho e a arte populares. As varandas envidraçadas foram em tempos muito abundantes no Douro. Surgiam preferencialmente viradas a Sul, outras vezes a Este ou Poente, mas nunca a Norte. Permitiam maximizar o aproveitamento solar – um hino à apregoada sustentabilidade. Imagine-se quão agradável será ali a leitura de um livro (ou a cozedura de um par de meias), numa fria mas solarenga tarde de Inverno! O espécime exposto parece ter sido recuperado ainda há poucos anos, respeitando o edificado e os materiais tradicionais. Honrando o que de mais genuíno possuímos, dignificando e fortalecendo a nossa identidade, de Norte a Sul, em meio rural ou urbano, que outros lhe sigam o exemplo.
Rafael Carvalho / Mai2010

8 comentários:

JP Nascimento disse...

Para mim uma das mais belas aldeias de Portugal, e então nesta época do ano com o Sabugueiro em Flor. Só visto, fotografias não "dizem" o que realmente se vê.

Rafael Carvalho disse...

JP,
bela mas desconhecida, pelo menos por enquanto!
Cumprimentos.

nuno disse...

Aldeia de Portugal, defacto uma aldeia que faz a diferença, o que mais gosto para além da arquitectura são as duas pontes Romanas de extrema beleza.

só hoje tive o conhecimento da existencia deste blog, senti uma grande felicidade, quero darlhe os parabéns por este exelente trabalho.

Fica o convite para passar por nunocoreia.blogspot.com

Rafael Carvalho disse...

Nuno,
também eu hoje coloquei o olho no seu blogue. Percorri os diferentes posts um a um. Vejo que teremos alguns gostos em comum.
Adorei!
Pela última mensagem expressa, temo contudo ter chegado tarde.
Cumprimentos. Volte sempre.

JP Nascimento disse...

http://pelourinhos.blogs.sapo.pt/52115.html

o link acima é do blog do meu irmão, ele também não conhecia a Granja do Tedo, visitou fotografou e fez vários post's no blog dele (eu também já fiz 2 post's sobre a Granja).

Um abraço,
João Paulo

Rafael Carvalho disse...

João Paulo,
visitei o blogue do seu irmão. Achei-o interessante.
Cumprimentos.

Rúben Vilas Boas disse...

Lindíssima varanda e fachada!

Rafael Carvalho disse...

Obrigado pelo comentário Rúben.
Cumprimentos.