Tabiques, ardósias, rebocos a cal, madeiras, chapas garridamente pintadas, varandas suspensas, pedra e muita pedra ... Ocasionalmente também, um pouco do nosso património natural.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Casa Gandaresa na região de Mira (II)
Foto: Calvão, arredores de Mira+
Na Casa Gandaresa da Região de Mira, sob o beiral, é frequente uma esmerada cimalha horizontal que ornamenta a fachada. Esta ideia está patente na imagem acima exposta.
Muito interessante o rendilhado da cimalha e o pormenor antropomórfico. Fez-me lembrar as pinturas que enquadram umas janelas em Assumar, no concelho de Monforte. Cumprimentos
Júlia, a tradição gandaresa impõe a cimalha trabalhada. Menos vulgares são as pilastras rematadas superiormente com motivos muito elaborados, como o tal antropomórfico. Dei uma vista de olhos, lá para os lados de Entre o Tejo e Odiana. Achei deliciosos os motivos aí presentes. Cumprimentos.
Excetuando o caso em que seja feita referência a trabalhos desenvolvidos por outros e salvo indicação em contrário, as imagens aqui presentes são da autoria do criador do blogue. O mesmo é extensível aos textos. Ambos podem ser usados desde que seja mencionada a fonte.
2 comentários:
Muito interessante o rendilhado da cimalha e o pormenor antropomórfico. Fez-me lembrar as pinturas que enquadram umas janelas em Assumar, no concelho de Monforte.
Cumprimentos
Júlia,
a tradição gandaresa impõe a cimalha trabalhada. Menos vulgares são as pilastras rematadas superiormente com motivos muito elaborados, como o tal antropomórfico.
Dei uma vista de olhos, lá para os lados de Entre o Tejo e Odiana. Achei deliciosos os motivos aí presentes.
Cumprimentos.
Enviar um comentário