sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Casa Gandaresa na região de Mira (III)

Foto: Seixo de Mira - Mira + A arquitectura vernácula transformou-se num produto turístico. Porém, a arquitectura de cariz vernáculo está em extinção e a casa gandaresa na região de Mira não é excepção. Existem contudo alguns resistentes. Datado de 1999, o espécime exposto tem pouco mais de dez anos.
Rafael Carvalho / Ago2010

2 comentários:

Armando Ferreira disse...

Segundo percebi a casa da foto foi construída de raiz em 1999. Se assim foi acho fantástico. Provavelmente será caso quase único. Para a não extinção deste tipo e de outros tipos de arquitectura tradicional, a solução passará pela sensibilização e porventura algum incentivo (fiscal?) à recuperação de casas devolutas de arquitectura vernácula, em detrimento da construção de casas de raíz que quase sempre não se enquadram no local e são construídas sobre os escombros de uma casa tradicional. Há que dar a opção da recuperação a quem quer investir numa habitação e hoje em dia pouco se fala disso.
Cumprimentos.

Rafael Carvalho disse...

Armando,
subscrevo inteiramente as suas palavras.
Relativamente à data de construção-1999, não tenho qualquer dúvida. A casa é de um conhecido.
Também eu moro em casa nova, Alto-Douro no caso. Também a minha foi construída de raiz seguindo os modelos tradicionais presentes na região duriense. As pessoas que me visitam, perguntam se se trata de uma reconstrução, o que me deixa feliz! Chegará o dia em que a apresentarei aqui no meu blogue.
Cumprimentos.