quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Palheiro em Fráguas

Foto: Fráguas – Vila Nova de Paiva A minha passagem por Fráguas revelou-se uma surpresa. Nesta povoação do concelho de Vila Nova de Paiva, ainda subsistem em relativo bom estado diversos exemplares da nossa arquitectura vernácula. O edifício da imagem, modesto palheiro, encantou-me. Pedra sobre pedra, granítica no caso, alvenaria de junta-seca. Com uma única porta e uma única janela por aberturas, o edifício deliciou-me pela sua simplicidade. A rudeza da construção contrasta com o mimo do azul celeste com que a sua porta foi pintada, desgastada agora pela passagem do tempo e pela incúria do homem.
Rafael Carvalho / Dez2010

6 comentários:

nuno disse...

Boa noite Rafael, gosto muito do seu trabalho como compreende, pelas imagens e localização das suas mensagens não deve morar longe de mim.
Sou da Senhora da Lapa se passar por aqui teria todo o gosto em recebelo.
Com os melhores cumprimentos
Nuno Correia

J.G. disse...

Além dos aspectos que refere, notável a acomodação ao declive do terreno.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Nuno,
a admiração é recíproca!
Em Armamar também terá um cicerone.
Cumprimentos

Rafael Carvalho disse...

Júlia,
outrora, a inexistência de maquinaria pesada originava construções totalmente adaptadas à topografia do terreno. A paisagem não era ferida.
Na região do Douro, onde habito, a existência de fortes desníveis implica que por vezes o 1º andar seja o r/c das traseiras!
Cumprimentos.

jorge amaro disse...

Gostei. Veja também www.fraguas.org

Rafael Carvalho disse...

Jorge,
visitei www.fraguas.org.
Gostei!