segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OAPIX - Arquitetura Regional Portuguesa

+
50 anos após a realização do Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa, o Arquitetura D’Ouro congratula-se com a criação da Plataforma OAPIX, por parte da Ordem dos Arquitetos,. Trata-se de um banco de imagens digitais, em permanente atualização, ilustrando a nossa arquitetura vernácula no que respeita não só ao edificado mas também às técnicas de construção tradicional.
+
Aceda à plataforma OAPIX clicando aqui.
De âmbito semelhante, recorde a existência do Inventário do Património Imóvel dos Açores, clicando aqui.
+
«IARP Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa
Entre 1955 e 1960 o então Sindicato Nacional dos Arquitectos levou a cabo uma pesquisa denominada Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa. Tratava-se de um levantamento sistemático da construção popular portuguesa, já então prestes a desaparecer, realizado de norte a sul do país. Dividido por regiões geográficas coube a diferentes equipas de arquitectos o estudo de uma área delimitada num total de seis zonas (Minho, Trás-os-Montes, Beiras, Estremadura, Alentejo e Algarve). A profunda mutação do território português e da sua construção que se vem sentindo desde então torna o material recolhido um espólio de valor incalculável e único. Deste Inquérito resultou a 1ª Edição do livro Arquitectura Popular em Portugal publicada em 1961, reeditada em 1980, 1988 e 2004.
+
A Arquitectura Popular em Portugal não tem por objectivo, nem se pode considerar como conclusão do Inquérito realizado. Os seus ficheiros constituem largo e rico material de investigação e estudo, ao dispor de todos os interessados e dele outros trabalhos hão-de com certeza resultar, tão vastos e completos são os documentos que arquiva, a informação que oferece, as questões que levanta. Problemas há que não dizem apenas respeito à Arquitectura, mas um dia serão decerto aproveitados. In prefácio da 1ª edição.
+
Desde sempre, a par de outro tipo de solicitações que muitas vezes não pode ser satisfeito dado que os ficheiros não se encontravam devidamente catalogados e digitalizados, surgiam com muita frequência pedidos de cedência das imagens para estudos e publicações tanto em Portugal como no estrangeiro, interesse que prova o valor e as potencialidades do espolio existente.
+
Em 2011 a Ordem dos Arquitectos assinalou os 50 anos da primeira edição do Arquitectura Popular em Portugal através da criação de um site com a digitalização de parte do espólio, que possibilita uma ampla divulgação, com grande relevância cultural, histórica e iconográfica. Num universo de 6.000 fotografias, algumas inéditas, foram seleccionadas, inventariadas e digitalizadas 2.000 que aqui se apresentam. Trata-se das imagens já publicadas nas três edições, as mais divulgadas e solicitadas. (…)
+
Este projecto foi co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian»
Texto extraído de “Oapix / Informações”

2 comentários:

Armando Ferreira disse...

Boa noite,
Um espólio valiosíssimo que em boa hora é tornado público. Fica-se a aguardar as imagens que ainda falta disponibilizar.
Cumprimentos.

Rafael Carvalho disse...

Caro Armando,
possuo os 2 volumes do livro "Arquitectura Popular em Portugal". Tenho pois o previlégio de ter acesso a muitas das imagens do inquérito.
Cumprimentos.